PGJ viabilizará projeto de doação de sangue como prestação social


05/11/2012 11:27 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia de branco, no sofá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), a secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, e o juíz sorocabano Jayme Walmer de Freitas reuniram-se, no dia 1/11, com o procurador-geral da Justiça, Márcio Elias Rosa, para solicitarem apoio para que a doação de sangue como prestação social alternativa (espécie de pena restritiva de direito) seja difundida e expandida por todo Estado de São Paulo. A ação já foi implantada em mais de 20 cidades paulistas, tendo sido Sorocaba a primeira.

Segundo explicou Jayme, o idealizador da medida, Sorocaba já está no segundo ano dessa ação. Só em 2012, através da 1ª vara criminal, aconteceram 160 doações beneficiando 480 pessoas, já que cada doação pode salvar até três vidas. Importante ressaltar que a medida tem cabimento somente nas infrações de menor e médio potencial ofensivo, previstas da Lei 9.099/95, quando há oferta de proposta de transação penal e de suspensão condicional de processo por parte do representante do Ministério Público.

O procurador elogiou a iniciativa de Sorocaba. "Está sendo dada a chance de incutir ao doador a noção de responsabilidade social", disse. Ele afirmou que viabilizará a proposta, entregando cópia do projeto para as promotorias criminais, com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais do Ministério Público, mostrando Sorocaba como modelo bem sucedido.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp