São quatro os vencedores do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos de 2012

Seis menções honrosas serão concedidas na sessão solene, que se realizará em dezembro próximo
06/11/2012 19:54 | Monica Ferrero " Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Adriano Diogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra e Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo, Leci Brandão e Geraldo Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos escolheu nesta terça-feira, 6/11, os vencedores da 16ª edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. A premiação ocorrerá em dezembro de 2012, em sessão solene a realizar-se no plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa, em dia a ser definido.

Receberão o prêmio o jornalista Leonardo Moretti Sakamoto, presidente da ONG Repórter Brasil, que se dedica à luta contra o trabalho escravo e tráfico de seres humanos. Ele foi indicado pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB). O jornalista André Caramante, que atua na área policial, é outro vencedor do prêmio, e foi indicado pelo SOS Racismo da Assembleia Legislativa e pelo Conselho de Defesa da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe-SP).

Por indicação do presidente da comissão, Adriano Diogo (PT), será premiado o Movimento Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), na pessoa de seu diretor executivo Frei David, por sua atuação na inclusão da população negra e pobre nas universidades públicas e particulares através de bolsa de estudos. Por fim, por indicação de Diogo e da deputada Leci Brandão (PCdoB), será premiado o cantor Mano Brown, do grupo Racionais MC.



Mais premiações

Receberão as menções honrosas Daniela Skromov de Albuquerque, da Defensoria Pública de São Paulo; Ariel de Castro, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; a militante do movimento negro Sonia Aparecida dos Santos (in memoriam); o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); a Casa de David; e o jornalista Danilo Manha. Instituído em 1996, o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos visa reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades em defesa dos direitos humanos.

A comissão, a pedido do deputado Carlos Bezerra Jr., aprovou a realização de audiência pública no próximo dia 9/11, às 10h30, para receber Gulnara Shahinian, relatora especial da ONU para Formas Contemporâneas de Escravidão. A deputada Leci Brandão, por conta da crise da segurança pública no Estado, sugeriu a marcação de audiência pública para debater o genocídio da juventude negra. O pedido será votado em nova reunião da comissão.

Os deputados também tomaram ciência do convite feito pelo presidente do Parlamento Estadual de Baden-Wüttemberg, Alemanha, para uma visita de delegação da Assembleia Legislativa, para discutir a cooperação entre os dois parlamentos estaduais.

alesp