Audiência sobre construção do Metrô do ABC


12/11/2012 17:10 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Morando (3º à dir.) na audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 8/11, o deputado Orlando Morando (PSDB) participou de audiência realizada na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, para debater a implantação do Metrô no ABC.

A Linha 18 " Bronze, que passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo, terá 20 km de extensão, 19 estações, 25 trens, 2 pátios e 4 terminais integrados, atendendo uma população estimada em 400 mil diariamente. A projeção é de o intervalo entre os trens ser de menos de três minutos.

Na primeira fase do projeto, os trens vão sair da Estação Tamanduateí e seguirão para São Caetano pela avenida Guido Aliberti, antes de circular na divisa entre Santo André e São Bernardo, na avenida Lauro Gomes. De lá, o monotrilho continuará até o Paço Municipal de São Bernardo pela avenida Pereira Barreto. E, na segunda fase, o metrô chegará até o Grande Alvarenga.

"É extremamente importante possibilitar a participação da sociedade nas discussões sobre temas que vão interferir diretamente em seu cotidiano. Constatamos que o traçado não é uma unanimidade entre a população, mas a importância da chegada do Metrô e os benefícios que esse projeto trará para a nossa região são indiscutíveis", comentou Morando, que foi o relator especial do PL que autorizou empréstimos junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal e órgãos internacionais para a implantação da Linha 18 - Bronze.

Outro ponto destacado na audiência foi a questão ambiental dessa grande obra. De acordo com os resultados do Eia/Rima, a implantação e operação da Linha 18 " Bronze são ambientalmente viáveis. "Ficamos satisfeitos com o detalhamento das questões ambientais, pela grandiosidade da obra não teremos muitos problemas e o importante é tocar a obra com responsabilidade e o menor impacto ambiental possível", finalizou o deputado.



omorando@al.sp.gov.br

alesp