" />" /> Subcomissão recebe denúncia de servidor e pretende apurar o caso

Subcomissão recebe denúncia de servidor e pretende apurar o caso

Funcionário alega ter sido alvo de "perseguição política"
14/11/2012 18:38 | Josué Rocha - Foto: Maurício garcia de souza

Compartilhar:

Julio Cesar Augusto Pompei <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119332.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Julio Cesar Augusto, José Bitencourt, José Zico Prado e Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119333.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares da subcomissão constituída pela Comissão de Atividades Econômicas ouviram nesta quarta-feira, 14/11, o depoimento de Júlio César Augusto Pompei, que após deixar o cargo de chefia na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, apresentou denúncia de que ele e seus subordinados teriam sido alvo de "perseguição política" pela diretoria que o sucedeu. Pompei afirmou que foi objeto de 14 processos administrativos, dois processos cíveis e outros dois na esfera criminal.

O presidente da subcomissão, deputado José Bittencourt (PSD), considerou grave a situação narrada, que também teria resultado na exoneração de outros funcionários daquela pasta. "Após providenciarmos outros documentos sobre o problema relatado, vamos propor à comissão a convocação de Heinz Otto Hellwig, atual coordenador da Defesa Agropecuária do Estado, e de Alberto Macedo, secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado", informou Bittencourt. Eles foram apontados pelo depoente como os principais autores dessa possível perseguição.

Integrante da subcomissão, José Zico Prado (PT), disse que "é possível supor a existência de uma disputa política dentro da secretaria e que os funcionários estão pagando caro por isso, com processos e exonerações injustas". Prado ressaltou a importância de a subcomissão ouvir os atuais gestores e que o relatório a ser elaborado deve propor a criação de uma CPI para apurar a questão.

Preocupado com a situação desses funcionários exonerados, o deputado Reinaldo Alguz (PV) lembrou que "a subcomissão busca a verdade, pois esses funcionários não podem ser prejudicados injustamente por conta de rixas pessoais". Ed Thomas (PSB), outro membro da subcomissão, disse que a situação precisa ser destrinchada, pois é preciso saber o porquê dessa situação; se há desvios de recursos e por que pessoas já condenadas pela justiça ainda ocupam cargos dentro daquela secretaria.

Ao final, Bittencourt solicitou ao depoente que encaminhe à subcomissão documentos que comprovem o que foi objeto de denúncia e destacou a importância de se restaurar a dignidade das pessoas afetadas, reparando as injustiças cometidas.

alesp