Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Marilda Dib


21/11/2012 12:29 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Chama da Liberdade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cardeal Odilo Scherer com a escultura São Paulo Apóstolo, doada por Marilda Dib<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marilda Dib<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com uma bagagem de premiações tanto na Bienal de Florença quanto na Bienal de Roma 2012 e exposições na Itália e nos Estados Unidos, a escultora Marilda Dib recebeu na terra de seus antepassados, em San Marco Argentano, na Calábria, duas homenagens especiais: uma exposição no museu local e sua inclusão no Livro de Ouro dos cidadãos célebres, o qual reúne moradores ou descendentes marcados pelo sucesso.

Ao regressar recentemente ao Brasil, a artista, cuja obra Chama da Liberdade encontra-se no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, declarou: "Foi muito bom caminhar e conhecer lugares ligados aos meus antepassados. Foi como voltar no tempo, as pessoas ficam nas calçadas, investem em longas conversas e têm uma vida bem pacata. Senti o carinho das pessoas bem de perto, a exposição era comentada em toda a cidade. A emoção foi tão grande que quase não consigo descrever".

Ao final da exposição, foi pedido às pessoas que elegessem por meio de votação a escultura que ficaria em San Marco. O fato movimentou a vida dos moradores, que todos os dias questionavam qual obra estava sendo a mais votada. Ao término da apuração, as esculturas Chama da Liberdade e São Francisco foram as mais votadas.

Sensibilizada pela acolhida e pelas homenagens recebidas, a artista decidiu doar as duas obras, com a condição de que uma fosse leiloada para arrecadar fundos para algum projeto beneficente da cidade.



Exposição em Nova York

Marilda Dib foi uma das representantes do Brasil na exposição realizada no tradicional espaço cultural do Macy"s Herald Square, em Nova York, durante as férias de verão. A artista participou com oito esculturas, entre elas Garota de Ipanema e Rosas, realizadas em resina e muito apreciadas.

A exposição, intitulada Brasil: Uma Viagem Mágica, foi uma homenagem a diversas cidades brasileiras e teve a participação de 28 artistas, que representaram a nossa arte na escultura, pintura e fotografia.



A arte e o futebol pela paz

Em agosto, a artista participou também em São Paulo do projeto Futebol pela Paz, iniciativa da Non-Violence Project Foundation em parceria com a Base Brasil. A exemplo dos demais artistas brasileiros, Marilda Dib estilizou em escultura uma das 50 réplicas da The Knotted Gun, conhecida no Brasil como Arma Atada, uma obra criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em memória de John Lennon.

As obras serão expostas a seguir nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. As exposições se encerrarão com a organização de um leilão, cujos resultados serão destinados à implantação de programas da Non-Violence, de incentivo ao futebol em escolas públicas.

Segundo a artista, "trata-se de um projeto maravilhoso, que envolve artistas ao futebol, paixão nacional, e uma ação social. Incentivando a prática esportiva, assim cada vez menos crianças terão contato com drogas ou criminalidade".



Do Salão Meditação e Luz em Paris à Feira Internacional de Pádua

Em setembro, Marilda Dib participou de dois eventos em Paris, no Salão Internacional de Arte Contemporânea Meditação e Luz, no Carroussel do Louvre e na escadaria da Place de La Madeleine, com a obra Desirée.

Esteve presente em Assis, na Itália, em outubro, num grande evento organizado pela Bienal Internacional de Florença, ocasião em que teve a oportunidade de doar ao acervo artístico da cidade um exemplar do seu São Francisco.

Por outro lado, após participar da Feira Internacional de Arte de Pádua, foi convidada especial da mostra Arte Brasiliana, organizada pela cidade de Nettuno, no Lazio, no quadro das comemorações do Gemellaggio entre aquele município e Jaguariúna, no Estado de São Paulo.

alesp