Presidente da Dersa fala à Comissão de Transportes sobre ações de 2012

Entre os investimentos da pasta, destaque para melhorias no litoral paulista
21/11/2012 19:39 | Monica Ferrero " Fotos: José Antonio Teixeira

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Laurence Casagrande Lourenço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 21/11, a Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) recebeu o diretor-presidente do Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Laurence Casagrande Lourenço, para prestar informações e contas relativas à gestão de 2012 e expor o planejamento para o próximo ano. Lourenço estava acompanhado por uma comitiva de diretores da empresa.

Após falar sobre a missão, visão e valores corporativos da empresa, o diretor-presidente da Dersa abordou o serviço público delegado de oito travessias litorâneas que a empresa opera. Destacou que a balsa Santos-Guraujá, no período de temporada, se torna uma das maiores do mundo, transportando mais de 20 mil veículos/dia.

Neste sistema de travessias litorâneas estão sendo investidos, entre 2011 e 2013, R$ 200 milhões, utilizados na revitalização e na compra de novas balsas, com maior capacidade e desempenho. Lourenço afirmou aos deputados presentes que as travessias litorâneas são deficitárias, por conta das inúmeras gratuidades e pela defasagem da tarifa, que não são mais cobertas pelo repasse dos pedágios das rodovias D. Pedro 1º e Carvalho Pinto, que eram operados pela Dersa e agora são concessionadas.

Ainda em relação ao litoral, Lourenço falou do projeto do túnel submerso para ligar Santos e Guarujá. Esse túnel, em fase de confecção do projeto executivo, e com custo previsto de R$ 1,3 bilhão, será feito com uma tecnologia inédita no Brasil, utilizada na Holanda e Dinamarca. A obra se justifica, apesar dos investimentos no sistema de balsa, por conta da ampliação das operações no porto de Santos, que vão interferir ainda mais no serviço de balsa.



Rodoanel Norte



Sobre a construção do Rodoanel Norte, que irá fechar o anel de 175 km em torno da Região Metropolitana de São Paulo, o diretor da Dersa afirmou que a obra terá sete túneis, de forma a evitar conflitos com o Parque da Cantareira e também diminuir o impacto social com desapropriações e remoções. Afirmou que irá desafogar a marginal do Tietê e também o trecho urbano da rodovia Dutra, uma vez que irá retirar 20 mil caminhões/dia desses percursos. Foi abordada ainda a possibilidade de construção do trecho norte do Ferroanel, obra federal, aproveitando a faixa de domínio da estrada.

Entre outras obras que estão sendo tocadas pela Dersa está a Nova Tamoios, que é a duplicação do trecho de planalto da rodovia, em 40 km. O licenciamento ambiental já foi obtido nos trechos urbanos, e haverá audiência pública em fevereiro de 2013 para discutir os impactos na serra. Esse processo deverá ser concluído em abril do próximo ano.

Lourenço ainda falou do Complexo Viário do Polo Itaquera, que se trata de obras viárias no entorno do estádio do Corinthians. Respondeu também às preocupações dos deputados sobre a realocação das famílias e a efetivação das obras de compensação ambiental na região leste da capital, que dependem de convênio com a prefeitura como a construção de parque ao longo do rio Tietê, que ressaltou ser de responsabilidade do DAEE.

Questionaram o diretor os deputados Orlando Morando e João Caramez (ambos do PSDB), e Gerson Bittencourt, Alencar Santana e José Zico Prado, todos do PT. O presidente de CTC, deputado Edmir Chedid (DEM), agradeceu Laurence Lourenço pelos esclarecimentos prestados.



Requerimentos aprovados



A CTC aprovou ainda requerimento dos deputados Edmir Chedid, José Zico Prado e Gerson Bittencourt convidando o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Peter Walker, para prestar informações sobre sua gestão e abordar o acidente ocorrido em 16/5/2012, na Linha 3 Vermelha, acidentes em obras da companhia do Metrô e o processo licitatório da extensão da Linha 5 lilás do Metrô. Essa reunião será em conjunto com a Comissão de Infraestrutura, no próximo dia 28/11.

Também foi aprovado requerimento do deputado Gerson Bittencourt convidando a diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte de São Paulo (Artesp) para falar sobre o sistema Ponto a Ponto. Trata-se de um programa estadual que prevê uma nova forma de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas, feita de forma eletrônica e com base no trecho percorrido pelo usuário.

alesp