Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Di Langeani


26/11/2012 11:24 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Obras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Di Langeani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Di Langeani mudou radicalmente seu trabalho ao descobrir a técnica de pintura encáustica. As imagens abstratas geradas, ao propor uma experiência estética, sugerem uma ligação com o cotidiano. Detalhes das abstrações contrastam entre si, formando novos elementos visuais e que resultam em diálogos particularmente indagadores sobre a natureza da abstração.

Não há dúvida que o processo de pintura em encáustica requer muita habilidade e paciência, pois envolve o uso de uma mistura composta por cera de abelha derretida, resina e pigmentos, endurecendo logo após a sua aplicação, seja em tela, madeira, cerâmica ou outros meios, por isso se torna de difícil utilização.

O resultado é de inegável beleza, pois a grande versatilidade dessa técnica permite à artista Di Langeani explorar os mais diferentes efeitos. Segundo os técnicos na matéria, quem se utiliza de outras técnicas não consegue obter os resultados diferenciados que se tem com a encáustica.

Na procura de um novo olhar, Di Langeani cria um universo particular utilizando-se de suas intuições, inserindo assim na pintura um mundo novo, único, vagamente definido, como se fosse uma miragem.

Em Paisagem I, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista obtém uma pintura vigorosa utilizando luzes e sombras. Eis porque suas expressões artísticas derivam de um desejo de simbolizar o mundo real num mundo imaginário.



A artista

Di Langeani, pseudônimo artístico de Delza Langeani, interessou-se pelas belas artes desde jovem, participando de cursos livres de pintura em tela a óleo, pintura em porcelana, cerâmica, madeira e xilogravura em São José dos Campos, São Paulo, Jataí e Agudos.

A artista se mantém atualizada buscando sempre novos cursos e visitando museus e galerias de arte no Brasil e no exterior.

Realizou diversas exposições, destacando-se, entre elas: 5º Salão de Artes Embraer, Espaço Cultural Helena Calil, São José dos Campos, SP; Mostra de Primavera, São José dos Campos, SP; SCA Móveis Temporada de Inverno, Campos do Jordão, SP (2005); "Amazônia", Shopping Colinas, São José dos Campos, SP (2007); Pousada da Confraria em Campos do Jordão, SP; "Detalhes", Fórum Trabalhista, São José dos Campos, SP (2008); "Cores e Prosa", Individual Fórum Trabalhista, São José dos Campos, SP; Mostra de Primavera, Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, Jacareí, SP; 7º Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba, SP (2009); "Da Encáustica ao Contemporâneo", Individual Fórum Trabalhista, São José dos Campos, SP; Mostra de Primavera, Laboratório Oswaldo Cruz, São José dos Campos, SP (2010).

Possui obras em diversas coleções particulares do Vale do Paraíba e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



Visões através da encáustica

Até o próximo dia 7 de dezembro, diariamente das 9 às 19h, exceto sábados e domingos, o público poderá visitar as 22 obras mais recentes de Di Langeani que se encontram na exposição Visões Através da Encáustica no Espaço Cultural Candido Portinari (mezanino do Hall Monumental da Assembleia Legislativa).

alesp