Apoio a abaixo-assinado em defesa de banco de sangue


28/11/2012 15:55 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Demarchi assina documento junto a integrantes do grupo Mais Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119496.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Aldo Demarchi (DEM) aderiu ao abaixo-assinado em defesa da reabertura do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. Ele endossou o documento nesta terça-feira, 27/11, durante a campanha de doação de sangue promovida pelo Grupo Mais Vida em prol do Hospital Amaral Carvalho, situado em Jaú. A coleta começou por volta das 15h e se estendeu até às 20 h no prédio do Grêmio Recreativo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Lícia Mônaco Perin, uma das integrantes do Grupo Mais Vida, explica que o Hospital da cidade de Jaú atende hoje cerca de 4 mil pacientes de Rio Claro e utiliza em média 60 bolsas de sangue diariamente. "Por isso é muito importante a adesão de toda a população em prol desses pacientes", observa.

Além da doação, os presentes assistiram a palestras ministradas pelos membros da Comissão dos Direitos Humanos da 4ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Rio Claro. Na campanha, foram coletadas mais de 200 bolsas de sangue.

A expectativa é que o Banco de Sangue da Santa Casa seja reaberto até o final de fevereiro. Na última segunda-feira, 26/11, Demarchi, o vereador Juninho da Padaria, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Carlos Cardoso, o representante da Comissão de Direitos Humanos da 4ª Sub-Secção da Ordem dos Advogados do Brasil, Fause Elias Abrão, e as voluntárias do Grupo Mais Vida Patrícia Pitolli e Luciana Santos foram recebidos em audiência pelo secretário-adjunto de Saúde, José Manoel de Camargo Teixeira, para discutir o problema do Banco de Sangue de Rio Claro, interditado desde agosto de 2011. "Ficou definido que o serviço será reativado em aproximadamente dois meses, tão logo sejam realizadas reformas no prédio atual e adquiridos alguns equipamentos", informou o deputado depois da reunião.

Também participou do encontro a diretora técnica do Centro de Vigilância de São Paulo, Maria Cristina Megid, que se comnprometeu a fornecer todo o suporte necessário para que o Banco de Sangue da Santa Casa volte a funcionar.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp