Escritor vê educação como motor para um planeta melhor

Jan Val Ellam fez palestra sobre educação ambiental e cidadania planetária na Comissão de Educação e Cultura
28/11/2012 16:57 | Da Redação: Sillene Coquetti - foto José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 Jan Val Ellam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura promoveu nesta terça-feira, 27/11, no auditório Franco Montoro, encontro sobre educação ambiental e palestra do escritor Jam Val Ellam sobre cidadania planetária. A partir de iniciativa da Associação Eco Jureia, que tem por objetivo promover a educação ambiental, a reunião teve a presença da presidente da associação, Cybele da Silva, do coordenador do SOS Racismo, apoiador da iniciativa, Cícero Almeida, da deputada Telma de Souza e do escritor Jan Val Ellam, que deu palestra sobre o tema Cidadania Planetária.

Com objetivo central de proporcionar uma reflexão a respeito da educação, o palestrante Jan Val Ellam (pseudônimo usado pelo escritor Rogério de Almeida Freitas ao escrever livros sobre os diferentes pontos a respeito do pensamento cristão, preceitos de Allan Kardec, cidadania planetária, entre outros assuntos) abordou, como viés principal, os motores que promovem a transformação na história planetária, que são a educação e a expressão da cidadania. Ambos possuem a capacidade de promover mudanças sociais, políticas e econômicas. Segundo Ellam, a razão humana é o instrumento que movimenta esses motores e citou o filósofo Immanuel Kant, que afirmava que a razão une o ser humano a partir do momento em que ele separa o bem do mal e busca o processo coletivo.

Para Ellam, o progresso humano surge pelas boas transformações advindas da educação e da expressão da cidadania, que dependem do que cada um pensa, pois as atitudes são definidas a partir do que cada pessoa considera relevante a seu respeito, suas capacidades e da forma como vê o mundo. A partir da educação, no âmbito pedagógico e social, cada ser humano é capaz de gerar modificações no mundo.

No decorrer da palestra foram levantadas questões com o propósito de promover outro ponto de vista a respeito do cenário educacional no mundo. Segundo o palestrante, a atual geração tem a responsabilidade de definir o futuro da humanidade. A partir de escolhas como educação ambiental e melhorias não apenas na grade curricular, mas na educação para a cidadania, a situação do planeta será melhor.

Para Ellam, a dúvida a respeito da educação é se ela é gerada apenas para suprir a lógica do mercado e formar somente profissionais ou há, também, orientação para mudar as atitudes como cidadão. "Essa reflexão infelizmente é tardia, mas continua sendo importante, pois a responsabilidade não é do Estado, do outro, mas sim de todos nós, de cada um. Não dá mais tempo de esperar pelo próximo, cada um pode mover o mundo" concluiu.

alesp