Deputados participam do lançamento do Programa São Paulo Amigo do Idoso

Iniciativa coloca o Estado na vanguarda das iniciativas, afirma governador
28/11/2012 19:38 | Vera Boldrini - foto Roberto Navarro

Compartilhar:

Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa deputado Barros Munhoz, participou, nesta quarta-feira, 28/11, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de lançamento do Programa São Paulo Amigo do Idoso, que propõe investimentos nas áreas como saúde, geração de emprego, lazer e esporte, com investimentos em equipamentos para atividades físicas, centros de ensino e pesquisa, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas com idade acima de 60 anos.

Na visão de Barros Munhoz, o grau de desenvolvimento de uma nação se mede pela atenção dedicada à criança e ao idoso. "Uma boa qualidade de vida à população, com dignidade e felicidade: é isso que nós, políticos, queremos para o povo de São Paulo, ressaltou.

O governador Geraldo Alckmin informou que o programa inclui o trabalho das secretarias da Saúde, de Desenvolvimento Social, de Turismo e Esporte e que, pioneiro, o programa coloca o Estado na vanguarda das iniciativas com a finalidade de criar uma comunidade amiga do idoso, fortalecendo sua importância na sociedade.

Foram anunciados pelo governador o selo São Paulo Amigo do Idoso; a criação de centros de convivência e a possibilidade da captação para o Fundo Estadual do Idoso. "Com este programa, o Estado atende às demandas da população com mais de 60 anos e reafirma seu compromisso em garantir respostas eficazes para as necessidades da sociedade paulista, justificou Rodrigo Garcia, que é secretário estadual de Desenvolvimento Social.

"Com este programa, o Estado atende às demandas da população com mais de 60 anos e reafirma seu compromisso em garantir respostas eficazes e abrangentes para as necessidades da sociedade paulista", disse Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Segundo ele, o centro contribui para a ampliação do conceito de saúde e bem-estar social, um espaço importante para a interação e convivência entre o idoso e sua comunidade.

Recomeço em qualquer idade

Diretora executiva da Fundação Seade, Maria Helena Guimarães de Castro, apresentou dados do censo Demográfico do Idoso, que já representam 11% da população do Estado de São Paulo. Ainda segundo os dados, até 2050, o segmento representará 22% da população mundial. Em São Paulo a expectativa de vida é crescente e já ultrapassa os 75 anos, contra os 73 anos do país. Ela alertou que esse novo perfil populacional pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo para pessoas com mais de 60 anos. Ilustrando a qualidade de vida na terceira idade, o maestro João Carlos Martins apresentou seu testemunho pessoal de que a vida pode recomeçar na idade que quisermos. Em seu caso, ele, que era pianista e perdeu o movimento das mãos, foi estudar regência. Assim, ele se apresenta até em outros países. Nessa ocasião foi acompanhado pelo Quinteto da Fundação Bachiana.

O médico gerontologista Alexandre Kalache, consultor para o governo do Estado no programa São Paulo Amigo do idoso e presidente do Centro Internacional do Envelhecimento no Brasil, alertou a todos sobre o rápido envelhecimento que exige políticas públicas globais para a terceira idade. Segundo o médico, as sociedades terão de se preparar em várias frentes para um mundo que, em 2050, terá o mesmo número de idosos e de jovens.

Entre os deputados estaduais presentes estiveram Estevão Galvão e Aldo Demarchi (DEM), André do Prado (PR), Sebastião Santos (PRB), Samuel Moreira e Mauro Bragato (PSDB).

alesp