Prêmio Zumbi dos Palmares

Deputado José Candido e professor Eduardo de Oliveira recebem homenagem póstuma
29/11/2012 16:31 | Da redação - Foto: Marcia Yamamoto

Compartilhar:

Deputado Simão Pedro (à dir.) acompanha entrega do prêmio a Marcelo Candido, representando seu pai, falecido em  fevereiro deste ano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Personalidades que se destacaram e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Candido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plinio A.F. Oliveira, Carlos E.F. Oliveira, José Francisco F. Oliveira, Marcelo Candido, Leci Brandão, Adriano Diogo e Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta quarta-feira, 28/11, cerimônia de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares a duas personalidades que se destacaram na defesa dos direitos da comunidade afrodescendente. Marcelo Candido, atual prefeito do município de Suzano, recebeu a homenagem em nome de seu pai, o ex-deputado José Candido (PT), morto durante o exercício do mandato, em fevereiro deste ano.

Os filhos José Francisco, Carlos Eduardo e Plínio Alberto também receberam o prêmio em nome de seu pai, Eduardo de Oliveira. O evento foi promovido pelo SOS Racismo, pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Casa, pela Comissão da Verdade Rubens Paiva, pelo ILP, e pelos deputados Simão Pedro (PT), Leci Brandão (PCdoB) e por Adriano Diogo (PT), e coordenado por este. Nascido no município de São Paulo em 1926, "Professor Eduardo de Oliveira", como era chamado, foi poeta, escritor, fundador e presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) e do Movimento Negro Unificado (MNU). A sala SOS Racismo, na Assembleia Legislativa, passará a ter o nome de Professor Eduardo de Oliveira em homenagem à figura que sempre lutou contra qualquer forma de discriminação racial.

alesp