Frente da Mineração apresenta 2º relatório


03/12/2012 12:22 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Caramez (centro) preside reunião da FPAM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg119669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Apoio à Mineração promoveu reunião, no dia 28/11, para a apresentação e discussão do 2º relatório de trabalho, elaborado por Ayrton Sintoni e Marsis Cabral. No encontro, presidido pelo coordenador da FPAM, João Caramez (PSDB), foi apresentada uma síntese das atividades desenvolvidas pela FPAM de 2009 a 2012, destacando a criação da subsecretaria da Mineração como uma das grandes conquistas da frente no período.

"Esse sempre foi o maior desejo do setor, uma luta de vários anos dos representantes da mineração defendida como prioridade pela Frente", disse Caramez, ressaltando a importância do trabalho que vem sendo realizado pela subsecretaria.

Segundo Sintoni, a FPAM também procurou equacionar outras questões de interesse, especialmente com relação ao aperfeiçoamento dos instrumentos relacionados ao licenciamento ambiental e à inserção da mineração no planejamento do desenvolvimento socioeconômico do território paulista e nos planos diretores municipais.

Sobre o ordenamento geomineiro, o subsecretário de Estado da Mineração, José Fernando Bruno, anunciou avanços. "Faremos o ordenamento minerário nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, aglomerado de Jundiaí, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, sendo que uma parte já foi iniciada neste ano e o restante será em 2013", disse ele ressaltando que a emenda do deputado Caramez ao projeto da lei orçamentária, no valor de R$ 1,2 milhão, contribuirá para a contratação do IPT para a realização dos trabalhos.

Participaram da reunião o deputado Ulysses Tassinari (PV), o presidente da Anepac, Fernando Valverde, o coordenador do Comin- Fiesp, Eduardo Machado, o presidente do Sindipedras, Tasso de Toledo Pinheiro, o presidente da Câmara Ambiental da Mineração, Marcelo Sampaio, além de representantes do DNPM, de entidades públicas e privadas, ONGs ambientalistas e técnicos do setor.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp