Museu de Arte - Artistas Cubanos




O humor de seis artistas cubanos em defesa do meio ambiente
Sob a coordenação do professor cubano Felipe Chibaz Ortiz seis artistas de Cuba tiveram a iniciativa de criar trabalhos sobre o tema da poluição urbana e do meio ambiente. Com a perspectiva de que o humor consegue divulgar a informação do tem de forma mais leve, a exposição "Chargistas em defesa do meio ambiente" inaugurada nesta segunda-feira no Espaço Cultural DDI, no 3º andar do Palácio 9 de Julho, se constitui num importante instrumento de protesto contra os problemas ambientais.
Responsável por trazer ao Brasil as obras dos caricaturistas:, Carlos David Fuentes Hierrezuelo (Charli), Carlos Alejandro Falco Chang (Falco), Humberto Lázaro Miranda Ramirez (Laz), Arístides Esteban Hernández Guerrero (ARES.) e Lazaro Fernández Moreno, o Doutor Ortiz há alguns anos no Brasil exerce funções na Universidade de São Paulo onde está terminando seu doutorado.
Os desenhos participantes desta mostra são contundentes ao expor a alma e as ações humanas. Por meio de seus traços podemos observar e reagir diante dos obstáculos e as mazelas do mundo atual. As obras aqui reunidas retratam não só a indignação do próprio artista frente aos problemas do meio ambiente, mas transmitem a indignação de todos quantos veem aumentar o índice de desmatamento e queimadas causadores das emissões de poluentes na atmosfera.
Os Artistas Cubanos
Adàn Iglesias Toledo
Formado pela Faculdade de Educação Artística e pelo Instituto Superior Pedagógico Henrique José Varona em Havana é membro da União Nacional dos artistas e escritores e da União dos jornalistas de Cuba. É atualmente caricaturista da Juventude Rebelde e diretor do suplemento de humor intitulado Dedetê.
Carlos David Fuentes Hierrezuelo (Charli)
Natural de Santiago de Cuba (1982). Formou-se pelo Instituto Superior de desenho (2006) na especialidade de desenho gráfico. Seus desenhos foram publicados pela mídia impressa e digital tanto em Cuba quanto no exterior. Participou de várias exposições coletivas e individuais. Foi membro do júri da XVII Bienal de Santo Antonio de los Baños. É membro tanto da União Nacional de Artistas e Escritores quanto da União de Jornalistas de Cuba.
Carlos Alejandro Falco Chang (Falco)
Formou-se em educação artística pela Universidade Pedagógica de Havana. Foi premiado em vários salões de humor em Cuba e no exterior. Publica suas obras na imprensa cubana e no exterior. Participou de mais de vinte exposições coletivas e oito pessoais. Seus trabalhos fazem parte de diversos museus do mundo e colaborou intensamente com a UNICEF. É membro tanto da União Nacional de Artistas e Escritores quanto da União de Jornalistas de Cuba.
Humberto Lázaro Miranda Ramirez (Laz)
Nasceu em Havana em 1960. Aos dezesseis anos foi professor de desenho no Politécnico de Ciudad Libertad. Em 1991 foi roteirista do ICAIC. Trabalha num periódico humorístico denominado Palante. É também membro tanto da União Nacional de Artistas e Escritores quanto da União de Jornalistas de Cuba.
Arístides Esteban Hernández Guerrero (ARES.)
Nasceu em havana em 1963, tendo-se graduado médico em 1987 e psiquiatra em 1993. É caricaturista, ilustrador e pintor autodidata. Publicou a sua primeira caricatura na revista Opina em 1984, a partir de então seus trabalhos foram reproduzidos em publicações cubanas e numerosas em todo mundo. Participou de grande número de eventos de humor nos quais obteve reconhecimentos internacionais. È considerado o caricaturista cubano que mais prêmios que obteve na atualidade entre eles no Brasil, Bulgária, Itália, Sérbia, Canadá e Cuba. É membro tanto da União Nacional de Artistas e Escritores quanto da União de Jornalistas de Cuba.
Lazaro Fernández Moreno
Arquiteto e caricaturista venceu entre outros concursos e eventos o Prêmio da I Bienal de Humor de San Antonio de los Baños, em Cuba. Considerado um dos mestres da caricatura cubana atual é membro tanto da União Nacional de Artistas e Escritores quanto da União de Jornalistas de Cuba.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Alesp aprova título de Interesse Turístico para 70 municípios paulistas
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que reestrutura e amplia Defensoria Pública no estado
- Fernanda Rodrigues é aprovada por Comissão da Alesp como nova diretora da Artesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações