Reprodução Assistida aprova relatório final
05/12/2012 22:23 | Da Redação Fotos: Mauricio Garcia de Souza
A necessidade de cursos específicos para que médicos possam atuar na área de reprodução assistida, a criação de um cadastro de clínicas aptas a exercer essas atividades e a destinação de mais recursos orçamentários para que o Estado preste um seviço eficiente nesta área foram algumas das sugestões apresentadas no relatório final da CPI da Reprodução Assistida, aprovado nesta quarta-feira, 5/12.
Durante a reunião, parlamentares destacaram ainda o trabalho realizado pelo Hospital Pérola Byington, na capital. "Foi extremamente elucidativo conhecer os serviços do Pérola Byington, que opera com dificuldades mas é um serviço de excelência", afirmou o relator da CPI, deputado Ulysses Tassinari (PV).
"É a mostra de que o poder público pode manter um serviço de qualidade", disse o presidente da CPI, Carlão Pignatari (PSDB). Ele se comprometeu ainda a buscar, junto à relatoria do Orçamento estadual na Assembleia, a destinação de mais recursos para o Pérola Byington, "que tem equipamento subutilizados por falta de recursos".
Ao sugerir que o Conselho Federal de Medicina exija a frequência de cursos de especialização em reprodução humana assistida, a CPI propõe que também sejam ministradas aos médicos, que queiram atuar nesta área, explicações sobre as consequências jurídicas de atendimentos que se desviem de padrões éticos médicos.
Para a comissão, é importante que as clínicas de reprodução assistida, depois de aprovadas pela inspeção sanitária, integrem um cadastro estadual que fique disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde. A CPI pediu ainda uma intensificação na fiscalização dessas clínicas, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária estadual.
A ampliação de recursos para o Hospital Pérola Byington atenderia outra proposta de CPI, no sentido de que essa instituição amplie sua capacidade de atendimento. Os deputados aprovaram ainda a sugestão de que se instalem novos centros de referência da Mulher na capital, no litoral e no interior do Estado, "nos moldes de excelência do Hospital Pérola Byington", segundo o relatório.
A CPI vai encaminhar o relatório a diversas instâncias governamentais, entre elas a Presidência da República, o governo do Estado, a Secretaria de Estado e Ministério da Saúde. Quanto aos documentos que servirão de subsídios para os trabalhos de investigação deverão ser encaminhados ao Ministério Público, ou a outros órgãos competentes para que tomem as devidas providências. Os documentos sigilosos e que são relevantes para as investigações é que poderão ser encaminhados ao Ministério Público, segundo consta da conclusão do documento.
Participaram da reunião que aprovou o relatório final, além do presidente e do relator do CPI, os deputados Ana do Carmo e João Antonio (ambos do PT), Célia Leão (PSDB) e Jooji Hato (PMDB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições