Em debate a contribuição da filosofia à dinâmica da sociedade e do ensino


07/12/2012 20:19 | Da Redação: Vera Boldrini

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Carlos Giannazi participa dos debates do 1º Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg119902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi, Antonio Celso de Oliveira, Aldo dos Santos e Clodoaldo Andrade dos Reis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg119903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg119904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg119905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi (PSOL), autor do Projeto de Lei 228/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade da reinserção do estudo da filosofia no currículo escolar do ensino fundamental, participou dos debates do 1º Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, realizado na Assembleia Legislativa, nos dias 6 e 7/12.

O parlamentar declarou que já acompanhava a movimentação e discussão do projeto desde seu primeiro mandato, em 2007, por acreditar em sua importância. Em sua argumentação pela validade do processo, o parlamentar já esclarecera que contava com o apoio dos profissionais da área e, para ele, a presença dos integrantes da entidade aqui na Casa vem fortalecer e reafirmar o intuito do PL. Giannazi já havia sido procurado, anteriormente, pela professora de História, Elisa Cristina Oliosi em ocasiões anteriores, quando ela defendeu a necessidade da criação de políticas que dessem suporte ao processo de inclusão da filosofia no currículo escolar.

Na visão do deputado, a ocorrência do atual encontro pode contribuir para o aperfeiçoamento do PL de sua autoria. "Para isso estamos abertos a sugestões, por entender que o projeto deve ser construído coletivamente", concluiu Giannazi.

"A filosofia contribui para um melhor acompanhamento, entendimento e discernimento não só de toda a sociedade, mas de todo o conteúdo do ensino", declarou a diretora da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (Aproffesp), também coordenadora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, Rita Diniz. Em entrevista com a professora Eliane Petrov, no dia 6/12, a filósofa disse acreditar que a reinserção da filosofia no currículo escolar é um ganho para toda a sociedade. Ela também considera o atual encontro como um avanço para toda a categoria da Aproffesp.

Para o diretor da Aproffesp, Antonio Celso de Oliveira, o debate da filosofia tem que ir além do ponto de vista cronológico, que tem a Grécia como berço. Ele declarou: "Há outras e novas perspectivas, como as visões da cultura africana e do mundo oriental".

alesp