Opinião - A reinvenção do Pró-álcool - propaganda ou realidade?
Durante muito tempo, o dito popular "a propaganda é a alma do negócio", era visto com bons olhos apenas pelos comerciantes e grandes anunciantes que, por sua vez, investiam muito dinheiro em inserções publicitárias, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possível, e consequentemente alavancar as vendas de produtos e serviços.
De uns tempos para cá, os órgãos governamentais perceberam o poder de penetração dos anúncios na camada mais humilde da população e resolveram adotar a máxima em suas ações. Quanto mais convincente, bonito e simpático, maior é a chance de vender uma informação.
As mensagens dos anúncios vendem o agora, o atual, e muitas vezes, se esquecem de contar uma coisa muito importante: a realidade. Foi assim com a campanha publicitária que pretendia vender a nossa autossuficiência em petróleo. Posar com as mãos cheias de óleo não foi uma exclusividade do ex-presidente Lula. Aconteceu, também, durante os anos 1970, na campanha O petróleo é nosso, e, como da primeira vez, ficou provado que não somos tão autossuficientes. No final de 2012, uma série de anúncios foi veiculada em emissoras de rádio e televisão com o intuito de vender o etanol como um combustível viável e brasileiro. Até aí, nenhuma novidade.
É inegável que a produção de combustível a partir da cana-de-açúcar demonstra que, quando existe investimento, os cientistas brasileiros são altamente competitivos com os especialistas de outros países, inclusive os dos EUA.
Pena que a publicidade veiculada não informou, e compete a quem tem mais idade lembrar, que o Pró-álcool não é uma novidade. Nas dácadas de 1970, 1980 e 1990 o governo federal investiu muito para o programa "pegar", mas que, infelizmente, por falta de avanços tecnológicos da indústria automobilística brasileira, "não pegou". Não vou culpar as montadoras de automóveis e não tenho o objetivo de discutir as condições de trabalho no plantio e colheita da cana.
É importante ressaltar que muitas cidades, inclusive do interior paulista, acreditaram na iniciativa federal e se desenvolveram graças à instalação de usinas sucroalcooleiras. Com o passar dos anos essas cidades viram sua economia naufragar por conta da falência do programa lançado pelo governo brasileiro.
Uma pergunta vem à cabeça e não consigo deixar de fazê-la: será que, desta vez, o "Pró-etanol" vai pegar? Funcionará adequadamente ou essa é mais uma propaganda?
Não estou querendo brigar com os publicitários e demais profissionais atrelados à área das comunicações sociais, mesmo porque entendo a importância da divulgação das ações, sejam elas governamentais ou não. É preciso ter responsabilidade com as informações para não levarmos as pessoas a erro.
*Vitor Sapienza é deputado estadual (PPS), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, economista e agente fiscal de rendas aposentado.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações