Atividades do setor varejista ganham apoio com lançamento de frente parlamentar

Balanço 2012
23/01/2013 18:59 | Da redação foto: Vera Massaro

Compartilhar:

 


Uma das mais recentes frentes parlamentares em funcionamento na Assembleia, constituída em dezembro de 2012, é a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista do Estado de São Paulo, cuja proposta é tornar-se um fórum de discussão para incentivar o surgimento de medidas que favoreçam o comércio varejista e, em consequência, mais estímulos para o crescimento econômico de São Paulo. O órgão já planeja para 2013 uma série de atividades que o conduzam na direção dos objetivos a que se propõe.

A frente, presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), conta com o apoio de diversas entidades, entre elas a Associação Brasileira do Varejo Têxtil. O setor varejista, destaca Capez, emprega mais de 1 milhão de pessoas somente na Região Metropolitana de São Paulo.

Na abertura da solenidade de instalação da frente, Capez falou da principal meta para que o setor varejista continue sendo uma fonte importante de arrecadação e geração de empregos: a redução da carga tributária.

Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que congrega 802 centros de compras e mais de 107 mil lojistas, e Dikran Kiulhtzian, diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), classificaram o lançamento da frente como muito importante e apontaram o potencial do setor como gerador de emprego e renda. Na ocasião, Kiulhtzian afirmou ainda estar buscando entendimentos junto ao governo para diminuir a carga tributária sem prejudicar a arrecadação.

Para o deputado Orlando Morando (PSDB), um dos membros da frente parlamentar, é importante que o órgão defenda as atividades do setor varejista, coibindo a aprovação de leis que o prejudiquem. Ele também propôs aos parlamentares que não se aprovem leis relativas ao comércio varejista sem antes ouvir o setor.

"Temos muitos desafios que, vencidos, podem ajudar no crescimento e desenvolvimento do segmento econômico. O principal deles é o ato de fiscalizar e não permitir que leis incompatíveis e prejudiciais ao segmento econômico sejam aprovadas. Antes de apresentar ou aprovar qualquer lei que envolva a iniciativa privada é fundamental, primeiramente, ouvir o setor", reforçou Morando.

Além de Capez e Morando, a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista do Estado de São Paulo é composta por Celino Cardoso (PSDB), José Bittencourt (PSD), Vitor Sapienza (PPS), Geraldo Cruz (PT), Chico Sardelli (PV), Gerson Bittencourt (PT), Antonio Salim Curiati (PP), Itamar Borges (PMDB), Célia Leão (PSDB), Rodrigo Moraes (PSC), Ed Thomas (PSB), Mauro Bragato (PSDB), Edson Ferrarini (PTB), Maria Lúcia Amary (PSDB), André Soares (DEM), Ulysses Tassinari (PV), Cauê Macris (PSDB), Gilson de Souza (DEM) e Pedro Tobias (PSDB).

Voltar
alesp