Opinião - Passarela na rodovia Ribeirão Preto-Bonfim Paulista
Aproveitei alguns minutos do meu tempo, durante o atual recesso parlamentar, para observar a criteriosa filmagem dirigida pelo jornalista Adilson Batista sobre um problema aparentemente menor: o drama enfrentado, diariamente, pelas domésticas e prestadores de serviços ao atravessarem as duas pistas da rodovia José Fregonesi, que liga Ribeirão Preto a Bonfim Paulista. É um problema, por sinal, de fácil solução: basta o Estado, através da Artesp, pois trata-se de uma rodovia estadual, construir uma passarela sobre as duas pistas daquela avenida.
De um lado e do outro da rodovia existem dezenas de condomínios fechados que dependem, para bem funcionarem, da mão de obra procedente das cidades vizinhas (Luiz Antônio, São Simão, Serra Azul, Serrana, Cravinhos, Brodósqui etc.). Essa mão de obra é transportada através de vans ou ônibus, muitas vezes parando num lado contrário ao que trabalham os transportados. São pessoas simples, que necessitam desse serviço para viver. Não é justo, portanto, que sejam expostas ao risco de um acidente, quando se deslocam de um lado para o outro da rodovia. É um problema sério, principalmente para quem o vive esse cotidiano e reclama urgente solução.
Já orientei minha assessoria para encaminhar requerimentos ao DER e, também, uma indicação ao governo do Estado pleiteando essa passarela tão necessária à segurança e ao bem estar dessas pessoas. Um estudo prévio, por parte dos técnicos do DER e da Artesp, certamente indicará " pelo próprio fluxo " o local da rodovia mais adequado para a construção dessa passarela.
Os depoimentos registrados no vídeo de Batista, usado na campanha do candidato a vereador Gustavo Clemente, mostram uma realidade que pode e precisa ser modificada pela ação do governo do Estado. Ao encontrar Batista no lançamento da revista Ponto & Virgula, realizado no dia 10/1, no Hotel Nacional, em Ribeirão Preto, disse que terei total empenho para essa modificação imediatamente. Trata-se, afinal, de uma causa nobre: a preservação de vidas ameaçadas, todos os dias, pela velocidade e, não raro, a imprudência dos motoristas.
A dimensão de uma obra não se mede pelo custo ou pela extensão, mas pelo benefício social dela resultante.
*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.
"É um problema, por sinal, de fácil solução: basta o Estado, através da Artesp, pois trata-se de uma rodovia estadual, construir uma passarela sobre as duas pistas daquela avenida"
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