Governos apresentam projeto da construção do CT Paraolímpico em São Paulo

Projeto tem previsão de entrega para 2015, um ano antes das Paraolímpiadas no Rio
28/01/2013 17:52 | Da redação Vera Boldrini - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Autoridades presentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120933.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Salim Curiati, João Caramez, Samuel Moreira, Ulysses Tassinari e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilma Rousseff discursando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Haddad discursando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120936.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilma Rousseff cumprimenta Celso Giglio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador Geraldo Alckmin apresentaram nesta sexta-feira, 25/1, no Palácio dos Bandeirantes, o projeto da construção do Centro Paraolímpico Brasileiro, com previsão de entrega para 2015, um ano antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Também compareceram, entre outras autoridades dos governos municipal, estadual e federal, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Celso Giglio (PSDB), o ministro do Esporte, Aldo Rabelo, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que congratulou-se com o governador e a presidente pela criação do Centro Esportivo em São Paulo.

Para Haddad, esse projeto significa o enriquecimento do nosso esporte. "Contribui para cultivar ainda mais o que é próprio do paulistano, a cultura da diversidade, que celebra diferenças de todas as formas e promove a atuação da pessoa com deficiência no nosso município e no Brasil."



Primeiro centro do Brasil



Linamara lembrou que o centro será o primeiro do tipo no país e poderá ser utilizado em treinamentos, competições e no intercâmbio de atletas e seleções. Pelo projeto, atletas de 14 modalidades esportivas poderão usufruir do local: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa e voleibol sentado. O local ocupará uma área de 94 mil metros quadrados. A secretária destacou ainda que a criação tem um papel grande na construção da política da cidadania, além de possibilitar que seja levado para a área da saúde o conhecimento acumulado a partir do esporte, à semelhança do que já ocorre em outras áreas da ciência desse segmento. "Assim, o Brasil caminha a passos largos para a verdadeira inclusão", disse a secretária, referindo-se aos atletas que representarão o Brasil nas Paraolimpíadas de 2016.

O governador saudou a presi­dente e citou outras parcerias já estabelecidas com a União. "Hoje celebramos mais uma grande parceria", disse Geraldo Alckmin.

No encerramento, Dilma se referiu a Alckmin como "parceiro do governo federal". Ela ainda declarou que o governo tem a obrigação de garantir que todo brasileiro tenha acesso à cidadania. Para isso, esse esforço conjunto de Estado e União não só é necessário, possível e moralmente correto.

Após o evento, Celso Giglio, para quem o resultado do congraçamento entre todos os níveis de governo foi uma festa linda, disse que o governador trouxe ao Palácio dos Bandeirantes todos os políticos responsáveis pela área de esportes, além da presidente da República, criando assim a oportunidade para que todos se unam em torno de um projeto de grande alcance social. "Este projeto foi anteriormente apresentado pela secretária Linamara, que pediu o envolvimento e apoio de todos os deputados paulistas. Enfim, eu diria que estamos aqui extremamente felizes porque São Paulo dá o exemplo a todo o Brasil", declarou Giglio.

Também estiveram presentes, entre outros parlamentares, os deputados Salim Curiati (PP), Cauê Macris, João Caramez, Samuel Moreira (todos do PSDB), Ulysses Tassinari (PV), Itamar Borges, Vanessa Damo (ambos do PMDB), Luciano Batista e Orlando Bolçone (ambos do PSB).



Centro Paraolímpico



O equipamento será construído no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul paulistana. O governo do Estado contribui com parte das obras e é o responsável pela construção, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai acompanhar os projetos de engenharia, o cronograma de obras e os valores a serem licitados. A obra deverá ser entregue em duas etapas: uma no ano que vem e outra em 2015: o processo licitatório para a primeira fase da construção do Centro terá início no mês de maio. Já a segunda parte, que corresponderá à arquitetura e instalações, será iniciada em novembro deste ano.

O terreno, da propriedade do governo estadual paulista, foi sede da antiga Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem), desativada após constantes rebeliões e é avaliado em R$ 290 milhões. O Ministério do Esporte destinará verbas para a maior parte das obras e será o responsável por equipar o local.

Segundo Linamara, apenas outros três países (Coreia do Sul, Ucrânia e China) dispõem de um centro específico para o treinamento de atletas com algum tipo de deficiência. "No caso da China, eles melhoraram em 400% seu desempenho em competições internacionais depois de inaugurarem o centro esportivo para atletas Paraolímpicos, observou.

alesp