Presidente participa da assinatura dos planos municipais de Saneamento Básico

Medida antecipa legislação federal sobre a questão, que deve ser implantada a partir de 2014
31/01/2013 19:42 | Da Redação foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Barros Munhoz, Geraldo Alckmin, Edson Giriboni e Edson Aparecido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, participou nesta quinta-feira, 31/1, da cerimônia de assinatura do contrato dos planos municipais de saneamento nas unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Mogi Guaçú (Ugrhi 9) e do Alto do Paranapanema (Ugrhi 14). O evento contou com a presença dos 41 prefeitos, e seus vices, da região de Mogi Guaçú e dos 36 administradores da região do Alto do Paranapanema.

A assinatura dos contratos entre a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e o presidente do Consórcio Engecorps/Malbetec, Danny Dalberson de Oliveira, e a prefeita de Américo Brasiliense, Cleide Aparecida Berti (representando os prefeitos dos 77 municípios) antecipa determinação da legislação federal 11.445/2007, que trata da obrigatoriedade de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de todos os municípios da federação a partir de 2014.



Questão de cultura



O presidente Barros Munhoz ressaltou que ter um programa de saneamento básico é uma questão cultural. Para ele, os índices de saneamento básico no país não são aceitáveis. "Quase não há tratamento de esgoto. Sem contar a questão dos lixões, que é dramática."

Ao falar sobre Itapira, sua cidade, o presidente lembrou que a preocupação com a questão é antiga, desde 1962, quando o então prefeito Antonio Caio e seu vice, Virgolino de Oliveira, se dirigiam a São Paulo para a assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal para a implantação do programa na cidade. Ambos faleceram em acidente aéreo, e o convênio não chegou a ser firmado. "Mas há 50 anos Itapira trata 100% do seu esgoto."



Oportunidade



Entusiasmado com o pioneirismo de São Paulo no setor, Barros Munhoz lembrou que desde a primeira administração o governador Geraldo Alckmin se mostra preocupado com a questão. "Desde aquela época o governador investe nessa área."

Para ele, esse é o melhor momento para os prefeitos atenderem suas cidades. "Em breve o Estado terá 100% de água tratada, 100% de esgoto tratado e 100% do lixo coletado e corretamente descartado. A hora é agora. Vamos aproveitar essa fase e fazer de São Paulo um exemplo para o Brasil. Os senhores terminarão o mandato com orgulho de servir", finalizou.



Investimento



Tanto o secretário de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, quanto o governador Geraldo Alckmin enfatizaram a importância do Plano de Saneamento para o Estado, onde serão investidos mais de R$ 11 milhões. "Investimento de forma planejada, adequada e com rigor", ratificou Giriboni, que também falou sobre o papel da Assembleia Legislativa para o desenvolvimento econômico e social do Estado, "sempre apoiando as iniciativas favoráveis à população".

Participaram da cerimônia os deputados Ulysses Tassinari, Regina Gonçalves, Beto Trícioli (todos do PV), Sebastião Santos (PRB), Roberto Massafera (PSDB), os secretários de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, da Casa Civil, Edson Aparecido, e Dilma Pena, presidente da Sabesp.

alesp