Museu de Arte - Miguel Ângelo


04/02/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Miguel Ângelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Avenidas Paulista" Clique para ver a imagem ">

Miguel Ângelo: através de uma mensagem impressionista a saudade de tempos passados



As obras atuais de Miguel Ângelo nascem no âmago de uma saudade do tempo passado.Em vez de se perder em lamentações, o artista supera a tristeza buscando com vigor um encontro de coisas novas e desconhecidas que avançam.



Contrariamente à alguns artistas já consagrados que refundem o clichê, o artista se lançou com uma jovial vontade de pesquisa e de consciente apropriação. Trata-se de um ato corajoso e um considerável esforço de conhecimento.



Esta experiência se fixa atentamente a um discurso artístico e social que se realiza visualizando a paisagem urbana bandeirante embora não deva ser entendido como um ato que renega o passado, como uma alternativa longínqua em oposição ao caminho que até aqui percorreu.



O resultado é a exploração monocromática de um maior horizonte que pode transmitir ao observador um novo estilo, capaz de levitar e de macerar a temática mais congenial e de conferir profundidade e riqueza de fermentos novos também para o futuro.



Sua pintura a óleo possui sem duvida uma certa influência impressionista, onde sombra e luz associadas a arte da fotografia, com tons frios e "transparentes" valorizam o romantismo da cidade.



Na obra "Avenida Paulista" doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, tanto através do seu desenho quanto de sua pintura Miguel Ângelo consegue exprimir a força e o vigor de seu mundo interior projetando uma São Paulo bem "sui generis".



O artista



Miguel Ângelo, pseudônimo artístico de Miguel Ângelo Aparecido de Castro, nasceu em São Paulo em ... . Pintor e fotografo formou-se na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) nas cadeiras de Designer Gráfico e Fotografia em 2006 e frequentou no MAM " Museu de Arte Moderna de São Paulo o ateliê de aquarela do artista Tuneu em 2009.



Desde 2005 tem participado de diversos salões de arte, ocasião em que recebeu menção honrosa durante as comemorações do Ano do Brasil na França.



Esteve presente ainda no Salão de Artes de Vinhedo em 2008 e XVI Salão de Artes Plásticas de Mairiporã, 22º Salão de Arte de Pinheiros, Arte na Praça em Atibaia, 4º Beco da Arte - 2009 e no 22º Salão de Artes Pinheiros SP " 2012 e no Espaço Cultural Candido Portinari abrindo a temporada 2013 no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



Possui obras em várias galerias no Brasil e no exterior entre elas na Galeria Alexandre Rodrigues em Curitiba "PR, na Galeria Celio Cota em Embu das Artes - SP e com Jorge Nunes na Argentina, Uruguai e Chile.

alesp