Museu de Arte - Lívia Bucci


05/02/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Lívia Bucci, autografando o livro "Itália Brasil Arte 2011- 2012" Clique para ver a imagem "> Barros Munhoz, Emanuel von Lauenstein Massarani e Mauro Marsili<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lívia Bucci: doações de obras ao nosso acervo, resultado do intercâmbio artístico entre Itália e Brasil



Sem a preocupação de suplantar as iniciativas oficiais da Itália e do Brasil no campo da cultura, Lívia Bucci representante no Brasil da Bienal Internacional de Arte de Florença e da Bienal de Arte internacional de Roma, prossegue ha mais de vinte anos o intercambio artístico entre os dois países divulgando artistas brasileiros na Itália e artistas italianos no Brasil.



Desde então, tem realizado uma ampla série de atividades de divulgação da arte contemporânea italiana e brasileira, conquistando destaque e visibilidade nos espaços expositivos públicos e privados do cenário cultural dos dois países.



Trata-se pois de uma empreendedora cultural que acredita na arte como um elemento de grande importância na aproximação de povos e nações.



Além de fundar um espaço de arte em São Paulo, estabeleceu parcerias para expor as obras que seleciona em ambos os países procurando promove-los e fazê-los conhecidos através de suas participações em ambas as Bienais, quanto na não menos famosa Feira de Arte de Padova.





Graças a sua direta intervenção inúmeros artistas brasileiros puderam expor também suas obras na famosa Villa D"Este, em Tivoli, no Castelo de Palombara Sabina, no Palazzo Pignatelli e no Museu de Arte Contemporânea em Roma, no Castelo Cisterna na Província de Latina, no Palazzo Paradiso sul Mare em Anzio, no Castelo Sangallo em Nettuno, na Torre Gaia nos Abruzzos, nas manifestações "Oltrefrontiera" em diversas cidades peninsulares, no Istituto Italiano di Cultura de Santiago do Chile, sem falarmos das exposições do pintor Carlos Araujo encerrando o ano Paulino na Catedral Pontifícia de "San Paolo fuori le mura" e em 2012 no Parlamento Europeu em Bruxelas.



Por outro lado não são poucos os artistas italianos por ela trazidos que tiveram oportunidade de expor no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, no espaço Infraero no Aeroporto Internacional de São Paulo, na galeria do Incor, no espaço da Aeronáutica no Campo de Marte, no Espaço Cultural CRC-SP, no Espaço City Bank, no Centro Cultural de Guarulhos, no Espaço Portinari em Jaguariúna e na Galeria Spazio Surreale.





Graças a estreita parceria estabelecida entre a Galeria Spazio Surreale e o IPH " Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo foi possível o "Gemellaggio" (cidades irmãs) entre as cidades de Pomezia e Itápolis e entre Nettuno e Jaguariúna. Esse intercambio entre cidades tem possibilitado também a criação do Museu de Arte Itália/Brasil "Giancarlo Gatti" em Pomezia e um Acervo Artístico em Itápolis com obras de artistas peninsulares.



Outra iniciativa de Lívia Bucci foi idealizar desde 2005 a edição bienal de um livro intitulado "Itália/Brasil Arte" onde são ressaltados artistas contemporâneos brasileiros e italianos que interagiram durante seu percurso artístico.



Devemos ressaltar ainda que através de suas gestões o acervo artístico do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, recebeu doações de obras de importantes artistas como Roberto Fabiani,

Andrea Schiavetti, Waldemar Navarro, Fernanda Pasini, Isabella Tomassetti, Michelangelo Toffetti, Sonia Spadafora, Totonho, William Tode, Dulce Schunck, Marilda Dib, Marilda Moraes, Pompéia Scapolatempore Cascão, Nancy Safatle, Nancy Safatle, Vitoria Biagiolli, Hermínia Metzler, Lia Zveiter, Helvécia, Salete Henkes



Com fé e admirável tenacidade esta promotora cultural prossegue sua caminhada como uma verdadeira Embaixadora das Artes, incansável idealizadora de iniciativas capazes de reforçar o recíproco conhecimento entre dois países distantes unicamente no mapa geográfico.





A promotora



Lívia Bucci nasceu em Roma (Itália) transferiu-se para o Brasil em 1958 em virtude do seu casamento com um oficial superior da Marinha Brasileira, Waldemar Navarro, com quem teve seu único filho, Carlos Rogério Bucci Navarro, no Rio de Janeiro.



Iniciou seus estudos na Itália, no Colégio "Duca Degli Abruzzi", em Roma, e a seguir na Faculdade de Filosofia de Santos (Brasil). Deu início a suas atividades no Brasil como repórter do Jornal "Tribuna da Imprensa", no Rio de Janeiro. Foi assistente social e cultural do Consulado da Itália em Santos; assistente do Patronato dos Imigrantes Italianos; diretora da Associação Cultural Ítalo-Brasileira e fundadora da Dileta " Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. (Santos).



Implementando o processo proposto de integração cultural, qual sejam a apresentação e revelação de talentos brasileiros na Itália e italianos no Brasil, tem desenvolvido uma dinâmica de exposições quinzenais de pintura, escultura e fotografia.



No ano de 2007, apresentou 28 artistas na Feira de Arte em Padova e 9 artistas na Bienal de Florença, tendo selecionado 37 artistas para a Bienal de Arte Internacional de Roma 2008, incluindo, pela primeira vez, 9 fotógrafos brasileiros de renome.



O percurso evolutivo deste processo conduziu à realização do livro "Brasil Arte" em 2003, seguindo-se "Itália Brasil Arte 2005", "Itália Brasil Arte 2007" e o presente volume, todos editados em italiano e português, reunindo centenas de artistas que apresentam as várias tendências da arte contemporânea.



Juntamente com o Critico Emanuel von Lauenstein Massarani, promoveu gestões para estabelecer o "Gemellaggio" entre Pomezia (Itália) e Itápolis (Brasil) em 2006 e entre Nettuno (Itália) e Jaguariuna (Brasil) em 2011.

Em 2007, criou uma parceira com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo para a edição de livros de arte, como a série "Brazil Collection" e os primeiros três volumes da série "Itália - Brasil Arte".

alesp