Indicação solicitará construção de hospital exclusivo para tratamento de queimaduras


07/02/2013 15:03 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


Líder do PSB na Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlos Cezar enviará nesta quinta-feira, 7/2, uma indicação ao governador Geraldo Alckmin solicitando a construção e implantação de um hospital para tratamento específico de queimaduras.

Segundo dados do Ministério da Saúde, há apenas 45 hospitais habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento a queimados no país e mais da metade está na região Sudeste. São 188 leitos, o equivalente a uma vaga para cada um milhão de habitantes, bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um leito de queimado para cada 30 mil habitantes. "Mesmo com divisões especiais dentro de hospitais, não há sequer um centro especializado e exclusivo para o atendimento de queimados no país. Como médico que é, tenho certeza de que o governador estará sensível à situação, já que a proliferação de infecções em queimados é muito grande em hospitais comuns", relatou Carlos Cezar.

Para o parlamentar, existe a necessidade da construção de um hospital para queimados com um modelo similar ao encontrado no Centro de Treinamento de Queimados (CTQ) do Hospital das Forças Aérea do Galeão (HFAG), referência na América Latina. Lá, a maca que traz o paciente da rua não tem acesso ao hospital - transferido por uma passagem no setor de admissão, o ferido é imediatamente submerso em banheira com água morna e filtrada.

Uma tubulação especial joga ar puro sobre os leitos e o centro cirúrgico, para evitar a contaminação do paciente. Só profissionais com roupas especiais têm acesso ao CTQ.



carloscezar@al.sp.gov.br

alesp