Museu de Arte - Tempo e memória


08/02/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Waldo Bravo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121143.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121145.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Tempo e memória" reúne 15 artistas do ateliê Contempoarte no Espaço Candido Portinari



Até o próximo dia 28 de fevereiro, o Espaço Cultural Candido Portinari (Mezanino Ibirapuera), apresenta uma exposição reunindo 15 artistas do ateliê Contempoarte sob o título "Tempo e Memória".



Coordenada pelo artista chileno Waldo Bravo participam da mostra os pintores: Agnes Franchini, Amália Lisboa, Anita Colli, Fabiana Delfini, Lilian Arbex, Lúcia Rosa, Márcia Buzzacaro, Marja, Paula Jensen, Silvia Raso, Suzana Garcia e Terezinha Nogueira, além dos escultores: Iva Sonda, Liat Yshay e Lili Yshay.



Considerações do coordenador



Segundo explica Waldo Bravo, nesta exposição os artistas apresentam suas respostas singulares aos estímulos e provocações do nosso tempo. São artistas à procura de suas raízes no tempo, na história e na memória para expressar e registrar sua época.



"Na arte contemporânea " prossegue o arte-educador " as incertezas fazem parte do nosso tempo. São elas que estimulam os artistas na procura de novos rumos, enquanto que as certezas são estéreis, inertes e acomodadas. Somente temos uma única certeza: sabemos que a arte como ferramenta de questionamento tem um imenso poder transformador na consciência de todos nós e, ao mesmo tempo cumpre o papel de enriquecer a nossa existência".



Waldo Bravo é enfático ao tecer considerações sobre as poéticas do tempo e da memória e afirma:



"A toda hora falamos do tempo: Não senti as horas passarem, o ano passou muito rápido, o tempo corre, a hora não passa". Todos nós, através dos nossos sentidos percebemos claramente as ocorrências de eventos situados na linha do tempo. Da mesma forma, também sabemos que através da memória podemos nos conectar com o passado. Esses "lugares da memória" podem ser reconstituídos, recriados e revividos ajudando na formação de nossa identidade.



E conclui afirmando: "Vivemos um tempo de expansão territorial no tocante a processos criativos, suportes e linguagens utilizadas pelos artistas contemporâneos. Um tempo no qual tudo pode. Um tempo aberto à diversidade com absoluta liberdade".



Tanto o coordenador Waldo Bravo quanto as artistas Suzana Garcia, Marja, Lilian Arbex e Agnes Franchini tem obras de sua autoria no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp