Debate aborda cotas raciais e Programa de Inclusão com Mérito
Cerca de 300 pessoas participaram de evento realizado na Câmara de Vereadores de São Paulo, em 5/2, para discutir a proposta do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) que apresentou em dezembro de 2012 o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Paulista.
Organizado pelo Movimento Frente Pró Cotas, que reúne várias entidades que lutam contra o preconceito racial no Estado, o encontro teve como objetivo principal dar uma resposta à proposta do governo. Segundo os organizadores, o programa é fruto da pressão do movimento.
Para Silvio Luiz, diretor do Instituto Luiz Gama e doutor em direito pela USP, a proposta do governo, além de inconstitucional, é desagregadora. "O programa é ilegítimo porque não foi discutido com os movimentos, tampouco anunciado e apresentado pela própria universidade pública", afirmou. Segundo ele, trata-se de uma saída meramente política e que desconsiderada a autonomia universitária.
Representado o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), autor do PL 321/ 2012, que institui cotas étnico-raciais nas universidades públicas paulistas e nas Fatecs, o assessor Alex Minduin, que é militante do movimento pró-cotas, disse ser inaceitável qualquer tipo de recusa do Estado em promover educação igualitária. "O sistema de cotas não é um favor, é uma reparação histórica a fim de proporcionar igualdade no acesso ao estudo público universitário", afirmou
lcmarcolino@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações