Luta leva à criação do Memorial da Educação Municipal


18/02/2013 15:14 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Eliete Carminhotto, Carlos Giannazi e Débora Muniz Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 7/2 Carlos Giannazi (PSOL) visitou o Memorial da Educação Municipal (um centro de pesquisa e espaço que visa preservar a memória relativa à Educação do município de São Paulo), localizado na Rua Buri, no bairro do Pacaembu (zona oeste da capital). O parlamentar foi recebido pela professora de Artes Eliete Carminhotto e a pedagoga Débora Muniz Leão, ambas assistentes técnicas educacionais do espaço.

A casa onde funciona o Memorial pertenceu ao historiador Sérgio Buarque de Holanda por quase 40 anos e foi comprada pela prefeitura de São Paulo em meados dos anos 2000 em função do movimento organizado pelo mandato do então vereador Carlos Giannazi que, no seu primeiro ano na Câmara Municipal (2001), teve a ideia de transformar o local em uma fundação cultural com a finalidade de resgatar a memória do intelectual, cuja residência servia de ponto de encontro de artistas, políticos e escritores.

Na ocasião, Giannazi apresentou um projeto de lei e levou a proposta à Secretaria da Cultura, conseguindo com isso que o imóvel fosse adquirido pelo município por meio de um decreto de utilidade pública. No mesmo ano, apresentou outro PL criando a praça Raízes do Brasil em frente à residência, em homenagem a um dos principais e mais conhecidos livros do historiador.

"A nossa luta pela preservação dessa casa valeu a pena e a transformação dela num espaço público e acessível à população é uma vitória de todos os paulistas", disse Giannazi.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp