Assembleia presta homenagem à servidora Yeda Villas Boas

Com 65 anos de serviços prestados à Assembleia, dona Yeda deixa a Casa e é exaltada pelos deputados paulistas
19/02/2013 21:42 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Yeda Villas Boas, servidora pública com 65 anos de serviços prestados à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão, Salim Curiati e Barros Munhoz prestam homenagens à dona Yeda <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Salim Curiati, Yeda Villas Boas e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dona Yeda recebe homenagens de servidores de carreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dona Yeda, Barros Munhoz e Aldo Demarchi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auro Augusto Caliman e Andyara Sproesser durante a homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A servidora pública Yeda Villas Boas foi homenageada nesta terça-feira, 19/2, no plenário Juscelino Kubitshcheck pelos deputados paulistas. Com 65 anos de serviços prestados à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Dona Yeda, como é conhecida pelos colegas, entrou na Casa em 10/4/1947 e, desde então, vem emprestando seus conhecimentos a todos que recorrem à sua experiência: deputados e servidores da Casa. Foi elogiada pela forma sempre cordial, paciente e humilde com que sempre recebeu os que por ela procuravam, mas principalmente por seu comprometimento com o Legislativo paulista e dedicação ao trabalho.

Os deputados que fizeram uso da palavra foram unânimes em afirmar que Yeda deixa um exemplo dessa dedicação e que honra o quadro funcional da Assembleia de São Paulo.

Convidada a falar, Yeda admitiu sentir muitas vezes até mais prazer em estar no Palácio 9 de Julho do que em sua própria casa, tamanha a familiaridade que experimentava com o trabalho. A homenageada confessou-se emocionada e agradeceu o carinho que recebia "de braços abertos e de coração aberto". Yeda ainda lembrou que, depois de participar de tantas sessões solenes homenageando celebridades, surpreendeu-se em ser ela, desta vez, a homenageada.

Abrindo a cerimônia, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz, lembrou as qualidades de dona Yeda e, em sua figura, agradeceu a dedicação de todos os servidores públicos na construção de nosso Estado. Em seguida, o deputado Salim Curiati (PP), decano da Casa, com 47 anos de Poder Legislativo, entregou a Yeda uma placa de prata comemorando a data e lembrou de sua longa convivência com a servidora e também elogiou a dedicação de Yeda. O deputado disse estar experimentando uma ambigüidade de sentimentos: "alegria porque você está viva e saudável e tristeza porque você vai embora", declarou Curiati. Yeda também recebeu flores da deputada Célia Leão (PSDB).

Vários deputados ocuparam a tribuna para fazer coro às homenagens e lembrarem as qualidades de Yeda e como foram recebidos carinhosamente na Casa por ela. Entre eles, Rita Passos (PSD), Hamilton Pereira (PT), Estevam Galvão (DEM), Leci Brandão (PCdoB), Rodrigo Moraes (PSC) e Adriano Diogo (PT). Todos com senso de humor, brincaram com a estatura de Yeda (ela é baixinha) e Adriano Diogo, particularmente, desafiou-a a divulgar o que ela certamente guarda na memória por sua longa convivência com o poder.

Grande parte da vida funcional de dona Yeda foi passada na SGP. Em sua homenagem, vieram exclusivamente à Assembleia para a cerimônia de despedida os ex-secretários-gerais parlamentares Andyara Sproesser e Auro Augusto Caliman. Conforme ressaltado pelo presidente Munhoz, a ideia da homenagem partiu do atual secretário-geral Parlamentar, Marcelo Souza Serpa, e do chefe de gabinete da presidência, Rodrigo Del Nero.

Encerrando a homenagem, Barros Munhoz convidou dona Yeda a visitar a Assembleia todas as vezes que tiver vontade. Em seguida, a homenageada recebeu uma demorada salva de palmas dos deputados e colegas presentes em plenário.

alesp