Museu de Arte - Bandeiras e Bandeirantes dentro e fora do Museu










O sertanista que a partir do século XVI penetrara nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, prata, pedras preciosas e semipreciosas, o reconhecimento do território para a Coroa portuguesa e o controle de levantamentos dos Índios era chamado de Bandeirante.
Em nossos dias, entretanto, a polêmica figura passou a simbolizar força, bravura e coragem e tornou-se objeto de inspiração de poetas, pintores e escultores.
No acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo encontram-se diversas obras que retratam leituras diferenciadas desse importante personagem de nossa história. Em frente ao Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo Paulista, a obra máxima de Victor Brecheret, inaugurada no 4º Centenário de São Paulo, impera à entrada do Ibirapuera.
"São Paulo" de Rodrigues Coelho
Nessa imponente obra dedicada a São Paulo e sua história, o artista circunscreve, sobretudo, sua atividade ao tema, indaga para obter um efeito do modelo, na obrigação de manter sólida a unidade geral entre o fundo e os diversos protagonistas, além de cumprir uma sutil operação cromática, que substancie os espaços dinâmicos entre luz e massas em movimento.
A sólida estrutura de fundo sustenta uma série de imagens históricas, vistas e captadas por olhos sonhadores onde a figura do bandeirante esta presente ao lado de grandes figuras históricas paulistas. No olhar do pintor, nota-se sempre a solidez de um bandeirante das artes desbravando novos caminhos
"O Bandeirante" de Armando Perez
Imbuídas de sentimentos genuínos, as expressões de suas figuras são autênticas e constituem uma componente fundamental de sua linguagem. Exercitada sobre o plano estético, uma empenhada presença humana equilibra-se entre fatores técnicos e pictóricos.
Quando enfrenta temas indígenas ou figuras de bandeirantes suas obras lembram, em certos aspectos, a tradição do expressionismo medieval. Na obra está presente o sentido arquitetônico da composição, onde cada elemento contribui ao equilíbrio estético do conjunto.
"A Epopéia dos Bandeirantes" de Heinz Budweg
Suas paisagens, suas figuras, a flora e a fauna amazônicas são de rara autenticidade interpretativa e transformam o artista num verdadeiro bandeirante da arte qual os antigos viajantes que aqui acorreram no século XVIII na busca do Eldorado.
Em sua obra o pintor colhe a essência das coisas, interpreta a natureza e faz reviver as sensações que cada um de nós prova quando parte à descoberta deste continente tropical chamado Brasil.
"O Bandeirante" de Sophia Tassinari
Personagem importante de nossa historia, seja no desbravamento quanto na marcha para o nosso oeste, a escultura em terracota, colocada nos jardins do Palácio 9 de Julho troneja impávida com sua presença, alem de rememorar a história paulista, reflete o espírito de sua criadora.
A artista dedicou vários dias por semana a empastar e modelar o barro que depois era queimado em partes no forno do atelier de Guido Totoli.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações