Museu de Arte - Bandeiras e Bandeirantes dentro e fora do Museu


21/02/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Monumento as Bandeiras, de Victor Brecheret<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Victor Brecheret<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121332.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A Epopéia dos Bandeirantes, de Heinz Budweg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121333.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Heinz Budweg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121334.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Bandeirante, de Sophia Tassinari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121335.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sophia Tassinari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Bandeirante, de Armando Perez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Armando Perez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> São Paulo, de Rodrigues Coelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Rodrigues Coelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O sertanista que a partir do século XVI penetrara nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, prata, pedras preciosas e semipreciosas, o reconhecimento do território para a Coroa portuguesa e o controle de levantamentos dos Índios era chamado de Bandeirante.

Em nossos dias, entretanto, a polêmica figura passou a simbolizar força, bravura e coragem e tornou-se objeto de inspiração de poetas, pintores e escultores.

No acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo encontram-se diversas obras que retratam leituras diferenciadas desse importante personagem de nossa história. Em frente ao Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo Paulista, a obra máxima de Victor Brecheret, inaugurada no 4º Centenário de São Paulo, impera à entrada do Ibirapuera.



"São Paulo" de Rodrigues Coelho



Nessa imponente obra dedicada a São Paulo e sua história, o artista circunscreve, sobretudo, sua atividade ao tema, indaga para obter um efeito do modelo, na obrigação de manter sólida a unidade geral entre o fundo e os diversos protagonistas, além de cumprir uma sutil operação cromática, que substancie os espaços dinâmicos entre luz e massas em movimento.

A sólida estrutura de fundo sustenta uma série de imagens históricas, vistas e captadas por olhos sonhadores onde a figura do bandeirante esta presente ao lado de grandes figuras históricas paulistas. No olhar do pintor, nota-se sempre a solidez de um bandeirante das artes desbravando novos caminhos



"O Bandeirante" de Armando Perez



Imbuídas de sentimentos genuínos, as expressões de suas figuras são autênticas e constituem uma componente fundamental de sua linguagem. Exercitada sobre o plano estético, uma empenhada presença humana equilibra-se entre fatores técnicos e pictóricos.

Quando enfrenta temas indígenas ou figuras de bandeirantes suas obras lembram, em certos aspectos, a tradição do expressionismo medieval. Na obra está presente o sentido arquitetônico da composição, onde cada elemento contribui ao equilíbrio estético do conjunto.



"A Epopéia dos Bandeirantes" de Heinz Budweg



Suas paisagens, suas figuras, a flora e a fauna amazônicas são de rara autenticidade interpretativa e transformam o artista num verdadeiro bandeirante da arte qual os antigos viajantes que aqui acorreram no século XVIII na busca do Eldorado.

Em sua obra o pintor colhe a essência das coisas, interpreta a natureza e faz reviver as sensações que cada um de nós prova quando parte à descoberta deste continente tropical chamado Brasil.



"O Bandeirante" de Sophia Tassinari



Personagem importante de nossa historia, seja no desbravamento quanto na marcha para o nosso oeste, a escultura em terracota, colocada nos jardins do Palácio 9 de Julho troneja impávida com sua presença, alem de rememorar a história paulista, reflete o espírito de sua criadora.

A artista dedicou vários dias por semana a empastar e modelar o barro que depois era queimado em partes no forno do atelier de Guido Totoli.

alesp