Aumento de refeições no Bom Prato é tema de encontro


20/02/2013 19:00 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Luís Henrique Biazon, Rodrigo Garcia e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Aldo Demarchi (DEM) e o reverendo Luís Henrique Biazon estiveram, em 18/2, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. Na oportunidade, eles solicitaram aumento de mil para 1.300 no número de refeições diárias servidas pelo restaurante Bom Prato de Rio Claro. O pedido já havia sido feito no ano passado quando, logo após as primeiras semanas de funcionamento, atingiu-se o teto de refeições estabelecido pelo convênio.

A expectativa agora é ter o pedido atendido para manutenção da clientela devido ao aumento gradativo e aceitação popular, o que tem gerado grande procura. Segundo Biazon, todos os dias o Bom Prato local encerra as atividades de atendimento bem antes do previsto pela rede, por exceder o número máximo firmado no convênio. "Nós temos de dispensar muitas pessoas. Temos horário estabelecido de fechamento a partir das 13h30, mas fazemos isso por volta das 12h30. Temos de baixar as portas, entregar senhas para as pessoas até o limite da capacidade", disse Biazon.

Inaugurado em outubro de 2012, o restaurante Bom Prato de Rio Claro vem mantendo média de 1.100 refeições diárias, algumas vezes mais. O convênio assinado entre o Estado e a Associação Betsaida Assistencial, pelo reverendo Biazon, foi firmado em junho do ano passado. Após quase cinco meses de funcionamento e mantido o sucesso do restaurante, Biazon acredita que não encontrará dificuldades para ampliar o número de refeições. Hoje, e desde a inauguração, o excedente vem sendo sustentado pela entidade. "Nós chegamos a atender 1.170 pessoas, então entre 100 e 170 refeições a mais, diariamente, é a nossa entidade que acaba custeando. O secretário e o deputado foram sensíveis ao nosso empenho e estamos na expectativa de ampliar o fornecimento de refeições", falou.

O perfil dos frequentadores do Bom Prato de Rio Claro é bastante heterogêneo, composto na maioria por aposentados, famílias, trabalhadores da região central, gente de rua, pedintes, empregadas domésticas etc.

Demarchi é autor da Indicação 559, de 2011, que sugeriu a instalação do Bom Prato no município. O governo do Estado tem investido sistematicamente no programa social e ampliado a rede. Ele tem mantido a refeição ao preço de R$ 1 para o consumidor final e aumentado o repasse aos parceiros que mantêm em funcionamento as 21 unidades do Bom Prato na capital e as 18 no interior. Assim, este programa ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social é um grande sucesso. Desde o ano de 2000, quando foi criado, até 3/1 deste ano foram servidas mais de 100 milhões de refeições.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp