Opinião - Barueri e Gil, uma união que dá certo


22/02/2013 17:21 | Gilmaci Santos*

Compartilhar:


Barueriense, empresário, casado com Silvia Arantes e pai de Ricardo, Antônio e Natalia, Gilberto Macedo Gil Arantes, ou simplesmente Gil Arantes, é por assim dizer um homem de muitas histórias e muito trabalho. Ele já foi secretário de Esportes e Obras de Barueri, prefeito da cidade em 1996 e 2000, foi eleito deputado estadual em 2006 e reeleito em 2010. Em 2012 foi novamente eleito prefeito de Barueri.

Sua história de vida é tão frutífera quanto sua vida pública, desde muito cedo começou a trabalhar e tornou-se empresário antes mesmo de completar 18 anos. Após sua vasta experiência como secretário, deputado estadual e prefeito, em 2012, Gil foi novamente eleito prefeito de Barueri ainda no primeiro turno. Sua vitória em três eleições mostra que sua administração tem sido aprovada pela população.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo tive a honra de legislar ao seu lado por quase dois mandatos. Por aqui, Gil trabalhou muito, apresentou projetos de lei de grande impacto e importância e continuou a representar sua cidade natal por todo o seu mandato. Em 2012, então como deputado estadual, Gil apresentou uma proposta ao governo do Estado para unificar ou adotar um sistema integrado do cartão de transporte público da região metropolitana.

Não seria preciso nem mesmo falar de sua excelência frente à administração municipal, pois os resultados das urnas mostram por si só essa vitória. Mas Gil, além de excelente político, é também fiel amigo e companheiro. Costumo homenagear neste espaço a irmãos e companheiros de partido, pois convivo quase que diariamente com eles e vejo-os como referencial republicano. Mas Gil Arantes é um desses homens que são vistos como referencial político; e esse tipo de admiração ultrapassa as ideologias partidárias, pois vem de alguém que viveu parte de sua vida nas proximidades de Barueri e viu a cidade crescer e se desenvolver no período de sua administração.

Quando ainda era secretário de Esporte, Gil Arantes teve o desafio de barrar a violência, até então frequente em diversos eventos esportivos da cidade. Após assumir o cargo, ele criou duras regras e obteve resultados positivos quase que de imediato, colocando fim aos tumultos constantes. Muitas foram as suas contribuições para a cidade. Barueri, que já foi considerada uma "cidade dormitório" é hoje uma cidade modelo em expansão e desenvolvimento. O crescimento é visível e enche os olhos de investidores de imóveis comerciais e residenciais. Na verdade, além de acompanhar seu trabalho no Legislativo estadual nos últimos anos, pude constatar em visitas feitas nas últimas semanas que Gil vem se empenhando grandiosamente para buscar melhorias para a cidade e pude também verificar o resultado de inúmeras ações praticadas no início deste mandato.

No pouco tempo em que está, novamente, frente ao executivo municipal, Arantes tem se mostrado inovador e intrépido, dialogando com representantes de várias esferas e planejando novos rumos para a cidade. O atual governo tem se destacado com investimentos na questão do trânsito, já que autorizou a contratação de uma empresa de grande porte para rever todo o sistema viário de Barueri e estudos vem sendo feitos para melhorar o tráfego na região.

Outra decisão inovadora foi ampliar o horário de atendimento da Secretaria da Mulher para atender a demanda, agora a pasta atende de segunda a sexta, das 6 às 21h. Além disso, a Farmácia Municipal conta atualmente com atendimento 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Nos esportes, a nova equipe de governo irá investir em um trabalho que possibilite o aumento no número de atletas que possam até mesmo competir nas Olimpíadas de 2016. Já no transporte, o objetivo, em curto prazo, é colocar em funcionamento uma central de monitoramento própria da prefeitura para melhorar a operação do transporte na cidade, isso seria feito através de GPS implantado nos ônibus, sendo que estes dados podem ser transmitidos imediatamente à população.

Por fim, são tantos os projetos e melhorias nestes dois meses que não seria possível citar todos neste pequeno espaço. Tenho certeza que esta será uma das gestões mais frutíferas que a cidade já teve, pois Gil Arantes é um idealista de ações que tem sido sábio para conduzir o povo ao bem-estar social. Parabéns companheiro!



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp