" />" /> Opinião: Intensificar a luta contra o HPV é proteger vidas

Opinião: Intensificar a luta contra o HPV é proteger vidas

"Entretanto, é preciso lembrar que a infecção pelo HPV, que pode levar a modalidades de câncer, ataca homens e mulheres"
26/02/2013 18:34 | Ana Perugini*

Compartilhar:


Um dos compromissos do meu mandato para 2013 e 2014 é redobrar a luta contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que tem provocado dor e sofrimento a milhares de mulheres, ao ser indutor de casos de câncer de colo uterino e levar muitas delas à morte. Vou intensificar esforços pela aprovação de meu projeto, que tramita na Assembleia Legislativa, criando um programa de vacinação contra o HPV na rede pública de saúde e ao mesmo tempo ajudarei a promover campanhas e instrumentos para difundir maior volume de informações sobre a prevenção a esse vírus, que se alastra na ausência de educação sexual.

Após receber parecer favorável em outras comissões, o projeto estipulando o programa de vacinação gratuita contra o HPV depende de aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento para que a matéria entre na pauta de votação em Plenário. As vacinas contra o HPV, que devem ser aplicadas em três doses, são caras e não estão acessíveis para grande parte da população. Apressar um programa público de vacinação é medida urgente, considerando estudos que indicam a frequência de infecção do HPV entre 14% a 30% das mulheres brasileiras, na faixa dos 18 aos 60 ano de idade.

Entretanto, é preciso lembrar que a infecção pelo HPV, que pode levar ao câncer, ataca homens e mulheres. A manifestação ocorre com lesões múltiplas ou única nos genitais masculino e feminino. Geralmente a transmissão ocorre durante o ato sexual, mas também pode ocorrer a auto-inoculação (vírus já existente no organismo humano).

Deste modo, é essencial que seja construída uma política pública prevendo ampla divulgação com informações claras, objetivas, sobre os riscos associados ao HPV e também em relação a outras doenças sexualmente transmissíveis. A rede de escolas públicas e privadas é fundamental para a geração e disseminação de maior conhecimento a respeito. Outros setores sociais, entretanto, podem colaborar muito nessa mobilização de vida ou morte, contra o HPV e outros agentes que levam a doenças sexualmente transmissíveis, um mal que afeta tanta gente e que representa uma ameaça particular para jovens que não recebem informação adequada ou praticam comportamento de risco.



*Ana Perugini é deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

alesp