Assinado protocolo de intenções para recuperação dos recursos hídricos do Vale do Paraíba

Parceria entre Secretaria de Recursos Hídricos e Corredor Ecológico em favor da região
27/02/2013 19:24 | Da Redação: Beth Avelar Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Regina Gonçalves, Nazareno Mostarda Neto, Edson Giriboni, José Luciano Penido e Marco Aurélio de Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121716.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções visando a recuperação e preservação dos recursos hídricos do Vale do Paraíba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 27/2, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), Edson Giriboni, e o presidente da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba (Acevp), José Luciano Penido, vieram à Assembleia Legislativa para assinar protocolo de intenções visando a recuperação e preservação dos recursos hídricos da região.

Estiveram presentes à cerimônia o secretário executivo do Comitê da Bacia do Paraíba do Sul, Nazareno Mostarda Neto, o deputado Marco Aurélio (PT), e a deputada Regina Gonçalves (PV), responsável pela realização do evento. Esta parceira, segundo a Secretaria de Saneamento e Recursos Humanos, tem por objetivo, além de realizar estudos sobre alternativas para conservação dos recursos hídricos do Vale do Paraíba, realizar pesquisas para identificar as principais áreas de interesse hidrológico na área, que banha, só no Estado de São Paulo, 39 municípios.

Para o secretário, são necessárias ações conjuntas da sociedade civil e da iniciativa privada para preservar o meio ambiente. "O Estado não pode assumir sozinho a luta pela preservação ambiental. Historicamente, a sociedade civil tem sido parte fundamental desse processo em todo o mundo. Temos a obrigação de apoiar e contribuir no que for possível para ampliar essa participação", declarou o secretário.

Ainda segundo Giriboni, a secretaria vai propor ações, trocar informações, disponibilizar técnicos, estudar possíveis alterações na atual legislação ambiental e formar grupos para desenvolver um trabalho para tornar os recursos hídricos da região sustentáveis. "Que façamos deste um projeto modelo para São Paulo e para o país", acrescentou.

José Luciano Penido explicou o que o Corredor Ecológico da Vale nasceu por iniciativa de cientistas e ambientalistas, e hoje mantém convênio com diversas empresas, como o Instituto Ethos, Fibria, Grupo Promon, SOS Mata Atlântica, Banco Santander, entre outras.

O deputado Marco Aurélio destacou a importância econômica da preservação dos recursos hídricos. "Se não tivermos recursos hídricos garantidos não conseguiremos atrair investimentos para o Vale do Paraíba". Para Regina Gonçalves seria importante que essa iniciativa fosse ampliada para outras regiões do Estado de São Paulo.

Criado em 2007, o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba reúne organizações de diversos setores da sociedade em busca de reconectar cerca de 150 mil hectares de áreas desmatadas da Mata Atlântica em propriedades públicas e privadas. Estão sendo formados corredores ecológicos conectados por faixas contínuas ou mosaicos de atividades sustentáveis que ajudarão na sobrevivência e na recuperação da fauna e da flora regionais. Para isso, o corredor desenvolveu a metodologia chamada conectividade, que visa diminuir riscos de investimento florestal e garantir o desenvolvimento e a perenidade das florestas.

alesp