Governo prepara plano de segurança para motofretistas e mototaxistas


27/02/2013 15:52 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Ed Thomas e representantes de mototaxistas e motofretistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ed Thomas (PSB) foi informado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, que o governo de São Paulo elabora um plano de ação que visa aumentar a segurança dos motofretistas e de toda a população, juntamente com a decisão sobre como será a fiscalização da resolução 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida para todo o país, que pune quem não utiliza equipamentos como antena corta-pipa, protetor de pernas e motor e faixas refletivas no capacete, dentre outros itens de segurança para motos.

Em recente audiência com diversos representantes de motofretistas e mototaxistas, de Prudente e região, o deputado se comprometeu em buscar uma alternativa legal para solucionar dúvidas das duas categorias e estas medidas já estão sendo tomadas. Para incentivar a regularização dos condutores, o governo paulista investiu na oferta de 20 mil vagas gratuitas para cursos especializados de motofretes e mototaxistas. Por meio do Banco do Povo Paulista, disponibilizou para a categoria créditos que podem ser parcelados em até 24 meses a uma taxa de juros de 0,5% ao mês, além do estímulo para que os municípios façam suas leis e trabalhem em conjunto com os Detrans regionais.

"Como outras categorias, eles precisam trabalhar, pagam seus impostos e transportam gente e mercadorias. Nada mais justo do que buscar uma solução também para os problemas que estes trabalhadores enfrentam para exercer suas atividades,", avaliou o parlamentar.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp