Tabela SUS, reajuste já aprova documento


28/02/2013 15:14 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges participa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 200 lideranças das santas casas e municípios reuniram-se, nesta quinta-feira, 28/2, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no movimento Tabela SUS, Reajuste Já, coordenado pelas frentes parlamentares das santas casas e hospitais filantrópicos, da Saúde e pela Fehosp, com o apoio da Frente Federal das Santas Casas e da Confederação das Santas Casas (CMB) e Santa Casa de Votuporanga, aprovou por unanimidade documento em prol de mais recursos para a saúde.

Para Edson Rogatti, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, 2013 poderá ser o ano do colapso do atendimento à saúde em muitas cidades brasileiras, se não for feito nada. E por isso é necessário dar um basta à situação. Em sua opinião, o governo federal precisa reajustar a tabela do SUS e equiparar os valores pagos para as santas casas aos valores pagos às organizações sociais.

Para o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Itamar Borges (PMDB), é fundamental a participação e o engajamento dos prefeitos e vereadores nesse movimento. "A Santa Casa de Santa Fé do Sul só se manteve de portas abertas graças ao empenho e apoio da prefeitura municipal", disse o deputado relembrando a época em que foi prefeito da cidade.

Segundo o parlamentar, "agora precisamos da força dos prefeitos, secretários municipais da saúde e vereadores para mobilização. Esse é o único e o melhor caminho para sensibilizar a presidência da República e o Ministério da Saúde". Itamar elogiou a importante atuação e apoio do Senador Aloysio Nunes em prol das Santas Casas.

O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Carlão Pignatari (PSDB) disse que há mais de dez anos não há reajuste da Tabela SUS e que é preciso tomar uma medida drástica para se ter o respeito do governo.

O evento contou com as presenças do senador Aloysio Nunes, dos deputados federais Vaz de Lima, Eleuses Paiva, Ubi Ali, João Dado, Walter Ihiroshi e Antonio Brito , dos deputados estaduais Jurandir Maciel (RS), Itamar Borges e Carlão Pignatari, de Júlio Dornelis, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais, provedores, diretores e administradores das santas casas de Misericórdia.

Os deputados Luis Carlos Gondim e Vitor Sapienza, ambos do PPS, Ulisses Tassinari (PV) e Olímpio Gomes (PDT) também participaram da mobilização.

O documento requer a interferência da presidente Dilma Rousseff para uma solução definitiva, com encaminhamentos aos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Saúde, e pedido de realização de audiência com a participação de provedores e representações.

Propõe articulação política da Câmara dos Deputados e Senado para que a pauta das santas casas e hospitais filantrópicos seja prioritária em termos de encaminhamento, inclusive estabelecendo a condição de nada ser votado pelos plenários sem que haja uma solução definitiva sobre o assunto.

O documento propõe ainda um dia nacional de mobilização com a possibilidade de paralisação das instituições no próximo dia 8 de abril próximo, caso não sejam atendidas as reivindicações.



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp