Comissão da Verdade reúne depoimentos sobre desaparecidos do PCB
28/02/2013 21:28 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino
A audiência da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva desta quinta-feira, 28/2, tratou de desaparecidos políticos militantes e dirigentes do PCB: Davi Capistrano, Elson Costa, Hiram de Lima Pereira, João Massena Melo, José Montenegro de Lima, José Roman, Luiz Ignácio Maranhão Filho, Nelson Vera e Walter de Souza Ribeiro.
Familiares e militantes da época testemunharam o desaparecimento e as tentativas de obter informações dos desaparecidos. Todos teriam sido torturados e mortos pela Operação Radar, cujo objetivo era prender e executar os dirigentes de PCB, sem deixar vestígios.
Tais informações foram obtidas por meio de entrevistas à imprensa fornecidas pelo médico e torturador Amílcar Lobo e pelo ex-agente do DOI-Codi Marival Dias Chaves Canto. Os desaparecidos foram, finalmente, reconhecidos pela Lei 914/1995 como mortos por responsabilidade do Estado.
José Miguel Wisnik, músico, compositor e ensaísta brasileiro, sobrinho de Elson Costa, falou sobre o tio e padrinho. Contou que Elson dedicou sua vida à militância do PCB desde 1940, passando pelo Estado Novo e adentrando a ditadura militar. "Ele demonstrava uma convicção límpida e serena, ao mesmo tempo que discreta", relatou.
"Dava muita atenção à família, embora houvesse períodos em que desaparecesse. Quando despontou meu interesse pelo piano, me deu várias partituras", disse Wisnik, lembrando da época em que entrou na faculdade de filosofia da USP e passou a ouvir que o PCB era considerado um movimento mais moderado. "Isso desqualifica a afirmação da ditadura de que combatia aqueles que pretendiam pegar em armas", comentou.
Wisnik contou que Elson orgulhava-se de resistir à tortura: "ele reconhecia isso como uma capacidade individual, pois entendia quem não a suportasse". Para Wisnik, isso é uma prova das prisões e torturas a que o tio foi submetido. Considera também imprescindível que informações veiculadas pela revista Istoé de que Elson teria sido sequestrado por integrantes do próprio PCB ou de que teria se evadido para o Paraná, onde ainda estaria vivendo, sejam veementemente repudiadas.
Maria Helena Soares de Souza, também sobrinha de Elson Costa, contou que sua esposa ainda é viva e tem 92 anos. Ela, assim como todos seus familiares, tentaram de todas as formas encontrá-lo. Maria Helena reivindicou à comissão que o atestado de óbito de Elson mude de "desaparecido" para "morto sob tortura".
Diversas outras testemunhas falaram sobre seus familiares ou relataram a história do movimento do PCB na época. A audiência começou sob a presidência do deputado João Paulo Rillo (PT) e depois foi assumida pelo deputado Adriano Diogo (PT). Por indicação dos familiares presentes à audiência, outras pessoas serão ouvidas sobre a repressão a militantes do PCB.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações