Nova edição do IPRS será lançada em março


05/03/2013 20:13 | Do ILP

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apresenta a edição 2012 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), projeto realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista " ILP, em parceria com a Fundação Seade, desde o ano 2000, e do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS).

A apresentação acontecerá no 4º Encontro de Agentes Públicos Municipais, no próximo dia 6/3, das 9 às 18h, no Auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa, que reunirá prefeitos, vereadores, agentes públicos e demais interessados em políticas públicas, para dialogar sobre estratégias para impulsionar o desenvolvimento local e regional.

Criado a partir do Fórum São Paulo Século 21, realizado em 2000, por iniciativa do Legislativo paulista, e que reuniu parlamentares e sociedade civil, o IPRS é um índice de desenvolvimento humano adaptado às especificidades da realidade paulista, concebido com a finalidade de analisar a gestão municipal.

Para indicar a riqueza do município, utiliza-se o consumo de energia elétrica na agricultura e no comércio, e a renda familiar de seus moradores. Na dimensão longevidade, o indicador principal é a combinação das taxas de mortalidade, perinatal e infantil. Já na dimensão escolaridade, utilizam-se os componentes que obtém o rendimento escolar e o atraso na educação básica.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social ganhou grande repercussão, e foi também adotado por outros Estados brasileiros, como Paraná e Mato Grosso do Sul, o que acabou estimulando outros Estados a criarem seus próprios índices. Muitas prefeituras paulistas começaram a disponibilizar os resultados registrados pelo IPRS para a sua respectiva cidade, o que mostra o reconhecimento do índice pelos gestores municipais.

O IPVS é resultado da combinação de duas dimensões, a socioeconômica e a demográfica. A dimensão socioeconômica é a renda obtida pelas famílias e o nível de escolaridade do responsável pelo domicílio; já a demográfica está relacionada ao ciclo de vida familiar. O IPVS complementa o IPRS expondo as diferentes condições de vulnerabilidade social existentes no interior dos municípios, sobretudo naqueles de maior porte.



A cerimônia de abertura terá a presença da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa: presidente Barros Munhoz, 1º secretário Rui Falcão e 2º secretário Aldo Demarchi.

alesp