Frente das Hidrovias apresenta relatório de atividades

Valor econômico e turístico é destacado
01/03/2013 21:16 | Da Redação

Compartilhar:

Hidrovia Tietê Paraná São Paulo, comboio passando pelo vão protegido da hidrovia Tietê Paraná <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), divulgou o 3º Relatório de Atividades da frente, referente aos anos de 2011/2012. Para ele, é importante divulgar as vantagens da hidrovia e estimular o envolvimento de mais pessoas nessa luta. "Temos grandes especialistas e pensadores da hidrovia que colaboram com a frente e é graças à dedicação e ao trabalho perseverante dessas pessoas e de todos que defendem essa causa que temos conseguido muitos avanços. No entanto, somente quando a sociedade entender o grande alcance desse modal, tanto para o transporte quanto para o meio ambiente, é que conseguiremos viabilizar a hidrovia em sua plenitude", afirmou.

Na apresentação do relatório, é destacada a atuação do membro honorário da FPH e da Academia Nacional de Engenharia, Adriano Murgel Branco. Em reunião da FPH ocorrida em 17/8/2011, o especialista lembrou que os primeiros estudos visando a implantação da hidrovia Tietê-Paraná foram feitos em 1941, pela Inspetoria de Serviços Públicos. Foi citado também as obras de barragens e eclusas que foram feitas ao longo dos anos, e as ações necessárias para a navegabilidade do rio Tietê, para transporte de carga, e suas vantagens econômicas.

Nesses dois anos de atividade, a FPH realizou, em 2011, duas reuniões ordinárias, e também duas reuniões conjuntas com a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, que também é uma atividade que pode ser explorada no rio Tietê. Outro destaque foi a realização, entre os dia 22 e 29/9, da 2ª Jornada Comemorativa da Semana do Rio Tietê.



Conferência da ONU



Em 2012, foram realizadas duas reuniões ordinárias, uma delas, em 8/5, com explanação do engenheiro Frederico Bussinger que falou sobre Hidrovia e Meio Ambiente: Aliados Estratégicos. O coordenador da frente, João Caramez, representou-a na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), em junho de 2012, junto com comitiva de deputados da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

A frente participou do debate Hidroanel: Como Transformar o Sonho em Realidade, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, em junho de 2012. Também organizou uma visita técnica à Hidrovia Tietê-Paraná, na cidade de Barra Bonita, com participação de professores e alunos da rede estadual de ensino da Região Metropolitana de São Paulo.

Foram membros efetivos da frente no período 2011-2012 os deputados Carlos Bezerra Jr., Celino Cardoso, Celso Giglio, Geraldo Vinholi, Marcos Zerbini, Maria Lucia, Mauro Bragato, Pedro Tobias e Roberto Massafera (todos do PSDB); Carlos Cezar (PSC); Ed Thomas e Vinícius Camarinha (ambos do PSB); João Antonio e José Zico Prado (ambos do PT), Luis Carlos Gondim e Roberto Morais (ambos do PPS), Marcos Neves (PSB) e Reinaldo Alguz (PV), além de Ary Fossen (in memoriam) e dos apoiadores Carlão Pignatari (PSDB) e Marcos Martins (PT). Participaram também da FPH diversos especialistas.

O relatório da FPH foi publicado no dia 1º/3. O texto do relatório, que contém também os principais temas debatidos, a questão dos investimentos na hidrovia e no turismo fluvial, além da Carta de Diretrizes, pode ser consultado na página 11 do Diário Oficial do Legislativo, disponível no link http://migre.me/du7HU.

alesp