Homenagem à comunidade coreana pelo cinquentenário da imigração ao Brasil


04/03/2013 19:33 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

 Cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Sang Sik Park e Beto Trícoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beto Trícoli (dir) na homenagem à comunidade coreana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cinquentenário da imigração coreana no Brasil ganha homenagem na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beto Trícoli e Cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Sang Sik Park<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene proposta pelo deputado Beto Trícoli (PV), homenageou, no dia 1º/3, a comunidade coreana em São Paulo pelo cinquentenário da imigração para o Brasil. Participaram da cerimônia representantes das primeiras famílias que desembarcaram no país em fevereiro de 1963.

Estavam presentes também o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Sang Sik Park, o presidente da Associação Brasileira de Coreanos (ABC), Baek Soo Lee, o ex-deputado federal William Woo, e representantes da comunidade coreana. A cerimônia também marcou as comemorações do feriado coreano pelo movimento de libertação do país, celebrado sempre em 1º/3.

O plenário Juscelino Kubitcheck esteve lotado para acompanhar a sessão. Além da entrega de diplomas para as primeiras famílias que chegaram ao país, a sessão contou ainda com apresentações culturais, como do coral das senhoras da comunidade coreana no Brasil e do grupo folclórico Sa Mur No Ri, que apresentou a percussão tradicional coreana.

O deputado Beto Trícoli entregou ainda ao cônsul-geral da Coreia em São Paulo e ao presidente da ABC, Sang Sik, Park e Baek Soo Lee, placa comemorativa ao evento.



Rápida integração



Representante das famílias homenageadas, Yong Jong Kim agradeceu a homenagem. Ele destacou os laços criados entre coreanos, descendentes e brasileiros. "Fomos calorosamente recebidos pelo governo federal do Brasil e o governo estadual de São Paulo, aqui tivemos oportunidade de, junto com toda a nossa família, viver uma vida abençoada, e preparar-nos para o futuro que viria nos anos seguintes. Por isso, quero registrar os meus sinceros votos de agradecimento e paixão por esse povo brasileiro", disse. Kim.

Yong Jong Kim ressaltou ainda a rápida integração entre brasileiros e coreanos e a participação dos imigrantes na economia brasileira. "O imigrante coreano pôde realmente integrar-se rapidamente a sociedade brasileira, especialmente, na área de confecção de roupa feminina, integrando-se e participando economicamente, socialmente e culturalmente, o que nos permite dizer com confiança que fizemos parte desta força de trabalho que fez o Brasil atingir hoje a 6ª economia mundial.

Assim, a comunidade coreana registrou seu acelerado desenvolvimento social e econômico, atingindo a terceira geração de imigrantes, hoje, com mais de 50 mil membros. As novas gerações participam efetivamente em todos os setores da sociedade brasileira, como verdadeiros brasileiros oriundos da comunidade coreana", completou.



Bilateridade fraterna



Para o presidente da Associação Brasileira de Coreanos, Baek Soo Lee, Brasil e Coreia dão, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em 1959, provas de que trilham o caminho da bilateridade fraterna. "Atualmente, a Coreia do Sul ocupa o 13º lugar dentre os países que importam produtos brasileiros, e o Brasil se tornou um dos parceiros comerciais mais importantes para a Coreia na América Latina. Por tudo isso, espero que desta data em diante a comunidade coreana possa realmente participar e colaborar ainda mais no desenvolvimento dos dois países", disse. O cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Sang Sik Park, fez a leitura da mensagem da presidente Geun Hye Park sobre o feriado de 1°/3.

Já o deputado Beto Trícoli não escondeu a satisfação em receber a comunidade coreana, em nome do presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, na sessão solene. Beto falou sobre as inúmeras etnias e colônias que emigraram para o Estado de São Paulo e destacou a importância dos coreanos no desenvolvimento de São Paulo.

Para Beto, "cada vez mais, juntos, coreanos e brasileiros constroem, com disposição de trabalho, garra, luta e vontade, um Estado melhor, sempre como harmonia entre os povos e culturas, característica que marca todo o nosso país. O Brasil é, sem dúvida, um país acolhedor que soube, desde o começo, conviver com o melhor da cultura coreana", ressaltou.

O deputado falou ainda da honra de dar, em nome da Assembleia, parabéns à comunidade. "As portas desta Casa estarão sempre abertas para a comunidade", disse. "Estou muito feliz em recebê-los aqui", finalizou.

alesp