Preconceito institucional contra a mulher


06/03/2013 15:00 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini (dir.) discursa para dezenas de mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121987.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana Perugini (PT) participou da abertura da Semana da Mulher " Construindo a Mulher Cidadã, que vai de 4 a 8/3 e está sendo promovida pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva, em Piracicaba. A deputada falou sobre a participação feminina na política, as mazelas a que a mulher está sujeita na sociedade atual, e sobre o mercado de trabalho e a vida.

Ana Perugini afirmou que obtivemos avanço, porém ainda estamos em patamar de desigualdade. "Só em 2006 surgiu a lei Maria da Penha", disse lembrando que uma das maiores violências sofrida pelas mulheres é a institucional, aquela praticada pelo Estado, que não as protege e perpetua a desigualdade.

Ainda de acordo com a deputada, outro problema é o preconceito sexista. "No passado, éramos tratadas de maneira diferente e ainda somos tratadas assim. As pessoas me perguntam como consigo lidar com minha rotina política e a de casa, mas ninguém faz esse tipo de pergunta para um deputado", exemplificou.

"Não haverá democracia se as mulheres não tiverem seu lugar no poder. A igualdade é um movimento revolucionário que precisa acontecer", concluiu a deputada, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Das Mulheres.

Palestraram também a chefe de gabinete da deputada federal Luiza Erundina, Muna Zeyn, a médica e diretora do projeto Ilumina, Adriana Brasil, e a fundadora da ONG Vira Lata Vira Vida, Miriam Miranda.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp