Portal da Alesp disponibiliza edição 2012 do IPRS e do IPVS

Indicadores revelam cenário econômico e social dos municípios paulistas
07/03/2013 15:00 | Da Redação

Compartilhar:

Entrada para ter acesso à edição 2012 do IPRS e do IPVS no portal da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), desenvolvidos a partir de parceria do Poder Legislativo com a Fundação Seade, são um sistema de indicadores consistentes e atualizados dos 645 municípios paulistas sobre seu desempenho econômico e social, bem como sobre a desigualdade e as áreas de concentração de pobreza. Tratam-se de importantes ferramentas para os deputados estaduais e os agentes públicos municipais, pois fornecem subsídios para a definição de prioridades e para a formulação de políticas públicas. A edição 2012 dos índices, que teve como base dados de 2010, foi divulgada nesta quarta-feira, na Assembleia de São Paulo, que os disponibiliza em seu portal (www.al.sp.gov.br) para consulta.

Verificou-se que não houve desconcentração de renda, ou seja, as mesmas regiões que apresentavam altos escores de riqueza, em municípios concentrados no entorno da Região Metropolitana de São Paulo, continuaram da mesma forma. O Estado de São Paulo, contudo, avançou três pontos desde 2008 no indicador de riqueza, atingindo a marca de 45 pontos. Destaca-se o consumo de energia elétrica nos setores primário e terciário da economia.

Os municípios a Sudoeste do Estado apresentaram os mais baixos índices na escala de longevidade, com os maiores níveis de mortalidade infantil. Os maiores níveis de mortalidade adulta, entretanto, estão nas imediações dos centros urbanos onde se concentram os acidentes de trânsito e a violência. Já o Estado aumentou um ponto em relação a 2008 em relação à longevidade, atingindo 69 pontos. São José do Rio Preto manteve-se em primeiro lugar neste ranking e a Região Metropolitana da Baixada Santista permaneceu na última posição.

alesp