Museu de Arte - Claudia Firmino e Lucio Bittencourt


07/03/2013 14:40 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Aspectos da exposição Mulheres do Mundo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artista Claudia Firmino e seu marido Felipe Chibas ao lado de Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122094.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudia Firmino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122095.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Lucio Bittencourt <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122096.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra da série Bailarinas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122097.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra da série Bailarinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122098.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Artistas Claudia Firmino e Lucio Bittencourt expõem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher duas exposições estão abertas no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo: uma da pintora Claudia Firmino no Espaço Cultural V Centenário intitulada "Mulheres do mundo" e outra do escultor Lucio Bittencourt no Espaço Cultural Candido Portinari (Hall Monumental) sob o título "O feminino em movimento".



Claudia Firmino



Pseudônimo artístico de Claudia Firmino de Freitas, nasceu em São Paulo em 1976. desde pequena teve inclinações artísticas que foram transcendendo junto com o direcionamento familiar e os estudos de odontologia, profissão que exerce até hoje.



Inicialmente autodidata seguiu cursos na Escola de Arte e Pintura "Paes de Barros" (1990 a 1994) no atelier Monserrat (1995 a 1997) e no atelier Irisney Bosco (1997 a 1999) e atualmente, o curso de artes plásticas da Escola Pan-americana de Artes. No atelier que abriu em São Paulo ministrou cursos breves para diversos artistas.



Participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre elas no Salão Internacional do Petit Format, no Centro de Convenções Anhembi (1999); Exposição de Artes Coletivas no Clube "A Hebraica" (1999); 3º Exposição de Artes durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (2000).



Possui obras em diversas coleções particulares, no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.





Lucio Bittencourt



Lucio Bittencourt nasceu em Mogi das Cruzes, em São Paulo, em 1953, Iniciou sua atividade artística ainda criança, trabalhando com raízes e madeiras, antes de descobrir a sucata como matéria prima principal.



Desde 1979 participa de inúmeras mostras individuais e coletivas no Brasil, entre elas: Espaço Cultural do Teatro Paramount; Lúcio Bittencourt 10 anos de escultura, exposição ao ar livre na praça da Caixa Econômica Federal e no vale do Anhangabaú, Individual no Colégio São Luiz, São Paulo; Espaço de Arte São Paulo, Santos; Art Beton, SP (1996, 1997, 1998 e 2000); Clube Paineiras Morumbi, SP (1999, 2001 e 2003); Della Via, Rio de Janeiro; Museu de Jacareí, SP; Capitania das Artes, SP; Bienal do Alto Tietê, Suzano; 45 anos da Inal - Industria de aços laminados, Mogi das Cruzes, SP; "Tradição e Ruptura", Salão da Bienal de São Paulo; Casa da Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS; Instituto da Cultura Hispânica de Brasília; Instituto Nacional de Arquitetura, La Paz, Bolívia; Museu de Arte Brasileira de Campinas; SP; Museu de Arte da Caixa Econômica Federal, Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de Goiânia; GO; Museu do Índio de Tupã, SP; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP e nos Salões de Artes do Embu, Ilha Bela, Matão, Taubaté, Angra dos Reis; Mairiporã, SP.



Participou de diversas exposições no exterior, com destaque no Padrão dos Descobrimentos, Lisboa; Arte Brasil 93, Coimbra, Primavera em Arte - coletiva na Galeria Capitólio, Porto; Expo Arte Luso-Brasileira, Galeão Galeria de Arte, Paredes, Lisboa Portugal; Despertar da América Morena", Cusco, Peru; Galeria Accroche-Moi e Universidade Lumière Lyon 2, Lyo, França; 3º Salão Internacional da Escultura Contemporânea de Paris; Hipódromo de Longchamp (Bois de Bologne) e no Espace Michel Simon, em Noisy le Grand, na França; Sala Brasil, Embaixada do Brasil, Costa Rica; Galeria Acaray, em Ciudad del Este, Paraguai; Instituto Nacional de Arquitetura, La Paz, Bolívia e World Trade Center Gallery, Amsterdã, Holanda.



Seus monumentos encontram-se em praças públicas no Brasil e exterior, entre eles: Portugal, Paris, Assis, Osasco, Mogi das Cruzes, Suzano,Jacareí, Rio Claro, Araçariguama, Ourinhos, Tatuí, Ribeirão Pires, Mato Grosso e no jardim das esculturas do Parque dos Lagos em Jaguariúna.



De forma e dimensões diferentes seus trabalhos se encontram em museus parques e praças públicas, empresas hotéis, coleções particulares, no Brasil, no exterior e no Museu da Escultura ao Ar Livre nos jardins da Assembléia Legislativa.



Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que morreram numa fábrica em 1857 nos Estados Unidos.



Vale relembrar que a manifestação foi reprimida com violência, e as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.



Por outro lado, o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. Depois de muitos anos de reivindicações e discussões, elas conquistaram o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo.



Entretanto, só em 1975 a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas.

alesp