Ato de solidariedade lembra vítimas do tsunami no Japão
11/03/2013 21:41 | Da Redação: Sillene Coquetti Fotos: José Antonio Teixeira







Audiência em solidariedade às vítimas do tsunami, ocorrido no Japão em 2011, foi realizada nesta segunda-feira, 11/3. Por solicitação do deputado Carlos Giannazi (PSOL), o ato de solidariedade contou com a presença do deputado Jooji Hato (PMDB), o diretor cultural da Associação Hibakusha Brasil pela paz, André Lopes, o cônsul de Assuntos Políticos Gerais do Japão no Brasil, Akira Suzuki, o presidente da Associação Hibakusha Brasil pela paz e sobrevivente da bomba atômica, Takashi Morita, trabalhadores da Usina Nuclemon, alunos japoneses representando os Mensageiros da Paz, alunos da Etec Takashi Morita e a médica pneumologista e especialista em medicina do trabalho, Maria Vera Castellano.
Nesta data é lembrado o tsunami ocorrido no Japão há exatos dois anos, que culminou na morte de mais de 20 mil pessoas e tornou inóspitas áreas localizadas a um raio de 20 km da Usina Nuclear de Fukushima, que explodiu na ocasião.
Para não esquecer
A audiência teve início com os hinos do Brasil e do Japão e em seguida foi dedicado um minuto de silêncio à memória das vitimas do tsunami. O deputado Carlos Giannazi salientou que a audiência tem por objetivo servir como base de discussão e reflexão sobre problemas ocasionados por usinas atômicas e nucleares. Alunos japoneses confiaram ao deputado Jooji Hato uma carta escrita pelo prefeito de Fukushima para ser entregue ao governador Geraldo Alckmin.
Durante a sessão, o cônsul japonês no Brasil parabenizou a iniciativa e afirmou que lembrar essa data é uma forma de não esquecer a tragédia. Um vídeo com imagens da tragédia foi mostrado e em seguida, jovens japonesas, por meio de intérpretes, relataram como foram os momentos vividos e como ficaram as cidades atingidas. Segundo Sacura Takama, no dia seguinte à passagem do tsunami, a usina nuclear de Fukushima explodiu e sua casa está localizada no território contaminado. "Hoje, os moradores da região podem ir a suas casas a cada seis meses por até duas horas. A imprensa diz que o Japão está reconstruído, mas eu vim até aqui para falar que continuamos com sérios problemas. Peço apoio aos moradores de Fukushima e que ninguém esqueça o que aconteceu", concluiu Sacura.
Outra jovem ouvida, Saya Sazaki informou que um alarme contra tsunami soou às 12h56 e, meia hora depois do terremoto, a onda atingiu a costa japonesa e devastou tudo. "Quando o mar recuou, sobraram apenas escombros nas cidades. O tsunami atingiu os abrigos, mas muitos conseguiram escapar. Hoje, há muitos escombros que não podem ser retirados devido à radioatividade. Se não houvesse a explosão da usina estaríamos vivendo melhor", finalizou mostrando fotos de sua cidade, Inate, que foi arrasada.
Risco nuclear no Brasil
Ressaltando as consequências geradas pela explosão de uma usina nuclear, a médica Maria Vera, auxilia ex-trabalhadores da usina nuclear Nuclemon, fechada em 1992. Esse apoio apenas é possível graças a um treinamento recebido no Japão, que visa orientar médicos em caso de exposição radioativa. Segundo a médica, muitos trabalhadores morreram de câncer e os que estão vivos não recebem acompanhamento médico nem indenização. "Deveria ser aplicada uma lei adequada para quem trabalha com radiação ionizante, pois o risco é muito grande. Faltam no Brasil leitos especiais e planos de ação em caso de acidente, além de plano de evacuação. A energia nuclear deve ser vista com a seriedade que merece."
Os ex-trabalhadores da usina Nuclemon relataram as doenças adquiridas pela exposição à radioatividade devido à falta de equipamento adequado. Pediram medidas eficientes para que não aconteça novamente acidentes dessa magnitude. Ao término da audiência, André Lopes expôs que é de suma importância que ocorram ações destinadas a informar a população e forçar os órgãos do governo a fiscalizar as usinas. Como exemplo, lembrou a usina nuclear localizada em Angra dos Reis, que merece atenção redobrada devido a sua localização em terreno acidentado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações