Definida data de audiência com ministro Padilha na Comissão de Saúde

Secretário Guido Cerri falará aos membros da comissão na próxima semana
12/03/2013 19:40 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Marcos Martins (esq) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122265.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 12/3<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122266.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins preside os trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122267.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão de Comissão de Saúde da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122268.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião da Comissão de Saúde realizada nesta terça-feira, 12/3, o presidente Marcos Martins (PT) informou aos parlamentares que a audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitada pelo deputado Edinho Silva (PT), foi agendada para 11/4. Quanto à visita do secretário Giovanni Guido Cerri, também solicitada por Edinho Silva, deve acontecer na próxima semana. Ambos falarão de assuntos relacionados às suas pastas.

Os parlamentares também deliberaram pauta de três itens. Entre os pareceres apreciados está o do deputado Carlão Pignatari (PSDB), favorável ao Projeto de Lei 450/2012, que trata da instalação de lavatórios, para uso dos consumidores, em restaurantes, lanchonetes, bares e padarias.

Em sua justificativa à proposta, o autor do PL, Pedro Tobias (PSDB) lembrou que a contaminação de alimentos pelas mãos é um dos principais meios de propagar doenças. "A possibilidade existe tanto no caso dos estabelecimentos que servem refeições "a la carte", como nos chamados "self service". A única diferença é que, no primeiro caso, a pessoa pode contaminar apenas sua própria refeição, e no segundo, a contaminação pode ser disseminada entre os clientes, pois os talheres dos balcões são manuseados por todos."

Tobias também falou sobre os riscos de contaminação ao manusear alimentos "in natura", em sacolões, hipermercados e semelhantes. "A presença de bactérias como a salmonela, por exemplo, é frequente, e causa graves infecções." O estabelecimento que não cumprir a legislação, que entrará em vigor 90 dias após sua publicação, pagará multa de 100 Ufesps.

alesp