Museu de Arte - Jorge Luis Mendéz: desenhos que perpetuam no futuro o que pode vir a ser abandonado


13/03/2013 10:45 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Cartaz da exposição "São Paulo a bico de pena"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Luis Mendéz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122345.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122346.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Não há dúvida de que a atividade gráfica de uma pessoa se exprime inicialmente através do "desenho". Pode-se afirmar que o desenho é um conjunto de sinais, pontos e traços que com diferente intensidade organizam uma superfície plana.

Trata-se pois de um meio linguístico habitualmente utilizado pelos artistas para tomar posse da realidade e tornar objetiva uma imagem. É bom lembrar que até o século XVI, entendia-se que o desenho era o "fundamento da arte e sua linha de contorno prevalecia à cor da pintura."

Tendo em vista que desde sempre a história das cidades por onde Jorge Luis Mendéz passou representaram uma ponte de referência nos seus interesses tanto para Buenos Ayres quanto para São Paulo, a capital que o acolheu.

O todo representa tanto para o observador quanto para o artista um grande passo para a reconstrução de um passado histórico que é, e deve ser reavaliado para ambas as cidades.

Jorge Luis Mendéz ao apresentar a série de obras sobre o tema "São Paulo a bico de pena", comprova a necessidade de dar nível e dignidade às várias edificações, locais e momentos de nossa metrópole, com a finalidade de perpetuar para o futuro o que pode vir a ser abandonado e esquecido.



O Artista



Jorge Luis Mendez, argentino, nascido em Buenos Aires, reside no Brasil desde 1974. Formado como tecnólogo com experiência profissional na área do desenho técnico, a partir do ano 1999 tendo em vista seus conhecimentos começou a trabalhar com desenho artístico.

Impulsionado pelo encantamento tanto da Argentina quanto do Brasil, passou a retratar paisagens de cidades históricas como Buenos Aires, Salvador, Paraty, Ouro Preto, Tiradentes e finalmente São Paulo.

Seus trabalhos são realizados através de técnicas mistas usando lápis e nanquim.

Desde 2002 tem participado de inúmeras exposições coletivas e individuais, entre elas: VIII Concurso de Art Livre Maison Saint Germain /2002; II Exposição de Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil. Memorial do Imigrante (2002); III Exposição de Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil; Exposição Itinerante no Banco Nación Argentina (2003);Espaço Cultural Hospital Bandeirantes; X Concurso de Arte Livre Saint Germain (2004);19° Salão de Arte - ACSP Pinheiros no Shopping El Dorado;IV Exposição de Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil. Coordenador e participante (2006)

V Exposição de Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil. Coordenador e participante; 20° Salão de Arte - ACSP Pinheiros, no Clube Paineiras de Morumbi (2007);VI Exposição de Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil. Coordenador e participante; 21°Salão de Arte- ACSP Pinheiros- Clube Paineiras de Morumbi; Medalha de Bronze; Premiados do 21°Salão de Arte ACSP Pinheiros, E.C. Cândido Portinari, Palácio 9 de Julho; Exposição Coletiva, Sta. Barbara D Oeste (2008); Exposição Coletiva-Casa de Portugal; 22°Salão de Arte - ACSP Pinheiros; Clube Paineiras de Morumbi (2009)

Galeria Mali Villas Boas- SP- V Salão de Verão;Prêmio Especial da Revista Consulte Arte e Decoração, APBA - Associação Paulista de Belas Artes-Salão da Paisagem;Prêmio Canson. Menção Honrosa; Exposição na Fundação Beijing - China; APBA - Associação Paulista Belas Artes-Salão da Marinha; Menção Honrosa - Quadro Enseada; APBA - Salão da figura Humana //Salão da Miniatura; 23º Salão de Arte - ACSP Pinheiros/10-Centro Convenções Rebouças; APBA - Associação Paulista Belas Artes-Salão dos Premiados (2010).

Galeria Mali Villas Boas- SP-VI Salão de Verão; Espaço Kohii - Exposição individual "Retratos de São Paulo"; APBA: Associação Paulista de Belas Artes: XXX Salão da Paisagem; BUNKYO: 5ª Grande Exposição de Arte; 24º Salão de Arte - ACSP Pinheiros; - Centro Cultural Martha Watts " PIRACICABA -1º Mostra de Arte e Meio Ambiente no ano internacional das Florestas;Museu de Artes Luiz de Queiroz(2011)

1ª Mostra de Arte e Meio Ambiente em Vitoria - Espírito Santo; Galeria Spazio Surreale. Quadro Mosteiro de São Bento; Expo Centro Cultural Martha Watts; BUNKYO; Menção Honrosa: Quadro: Ibira; ACSP. 25º Salão de Artes- Quadro: Frutas da Natureza (2012)

Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento.

alesp