Estado propõe cogestão para Santa Casa de Franca


13/03/2013 19:52 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Engler (centro) e autoridades da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante audiência realizada em São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde propôs regime de cogestão tripartite para gerir a Santa Casa de Franca. A administração seria formada com representantes da própria pasta, da prefeitura e do hospital. A cogestão seria uma transição para a estadualização definitiva da santa casa.

O secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o secretário-adjunto José Manoel de Camargo Teixeira, e o coordenador de regiões da Saúde, Affonso Viviani, afirmaram que o governo do Estado está disposto a garantir o funcionamento do hospital, sem cortes de atendimento, suprindo o déficit operacional mensal da santa casa.

Com o déficit operacional mensal sanado, o foco passaria a ser a dívida que a santa casa acumulou ao longo de décadas.

"O secretário está disposto a complementar cerca de 60% dos repasses recebidos via SUS. Ou seja, para cada R$ 1 oriundo do sistema o Estado agregará R$ 0,60", disse o deputado Roberto Engler (PSDB), que participou do encontro. A complementação dos repasses do SUS retroagiria até janeiro deste ano.

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, foi encarregado de apresentar a proposta de cogestão a dirigentes da santa casa. Em breve, nova reunião deve ser agendada em São Paulo.



rengler@al.sp.gov.br

alesp