Museu de Arte - Irma Zerbinati


14/03/2013 14:03 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

 Obra A Cachoeira de São Tomé das Letras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Irma Zerbinati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Irma Zerbinati: um mundo de magia e de verdade criado por uma atmosfera límpida e poética



A obra de Irma Zerbinati está impregnada de um realismo precioso e primaveril, resultando numa atmosfera límpida e poética, de profunda pureza. Deve-se salientar que essa atmosfera poética foi alcançada não através da ingenuidade, mas de trabalho e de consciência técnica.



A artista deseja colher de sua terra de origem aquela imagem interior fechada no âmago de seu coração, o mito. Aqui nasce, de fato, a descoberta de uma luminosa paisagem brasileira.



Por detrás de uma aparência formal que apaga o olhar e suspende por um instante o prosseguir da descoberta, sobre o limite que divide a ilustração e a intuição, sua pintura consegue colher, numa síntese daquele mundo poético, os pontos focais através dos quais se desenvolvem aquelas dimensões originais e íntimas que a compõem.



Sua luz, por exemplo, seus tons, suas linhas abrem e impostam a atmosfera, o sentido mágico de uma narração que advém através de mínimos particulares, quase obsessivos. É de se destacar o paciente trabalho de recuperação do detalhe naturalístico, o fascínio de uma artista cuja medida estética é dada pela sua capacidade de construir sobre esse terreno um mundo de magia e de verdade.



Na obra "A Cachoeira de São Tomé das Letras", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, não há dúvida que, à luz da realidade aparece claramente uma magia interior que podemos classificar como o mito de uma terra não somente amada, mas sobretudo compreendida e reconstruída através de seus íntimos componentes poéticos, repletos de espaço, luz e cor.



A artista



Irma Detini Zerbinati nasceu em Piacatu, Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira em 1988 em Osasco. Nos anos de 1990 e 1991, estudou desenho e pintura na Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, em Osasco. Entre 1993 e 1994, estudou no Atelier Vênus, com o professor Anizio Forte.



Além de pintar, ministra aulas de pintura em óleo sobre tela, em seu ateliê, onde conta atualmente com vários alunos. Catalogada no dicionário Artes Plásticas Brasil " 97, de Julio Louzada. Inscrita no New Circle International Art Miami (Flórida, EUA). É voluntária no Lar São José Leonard Chechire Sociedade Beneficente, Unidade 1.



Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Galeria Haya, Osasco (1991); Mulheres nas Artes, Osasco Plaza Shopping (1995); Dia Internacional da Mulher, Espaço Cultural Grande Otelo, Osasco; Caminho das Cores, Clube Cobraseixos, Osasco (1996); Caminho das Cores, Conservatório Villa-Lobos, Campus da FITO, Osasco (1997); Caminho das Cores, Espaço Cultural Grande Otelo, Osasco (1998); "Dois Pincéis e um Buquê de Emoções", Teatro Municipal de Osasco, SP (1999); Caminho das Cores, Centro de Eventos Pedro

Bortolosso, Osasco (2001-2002).



Esteve presente nas seguintes exposições no exterior: Holyday Inn Hotel, Hollywood, EUA; Hilton Hotel, Dania, Flórida, EUA; Salón Santa Maria, Buenos Aires, Argentina (1996); Howard Johnson Hotel, Geórgia, Atlanta, EUA (1997).



Recebeu inúmeros prêmios, medalhas de bronze, prata e menções honrosas nos Estados Unidos, Peru, Barueri e São Paulo e possui obras em inúmeras coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp