Comissão da Verdade toma depoimentos sobre Heleny Guariba e Paulo de Tarso


14/03/2013 21:48 | Da Redação: Daniela Affonso Fotos Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Olivia Guariba, Dulce Muniz, Elza Lobo, Ulisses Guariba, Adriano Diogo, Francisco Guariba e Cândida Guariba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  21ª audiência da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Trabalhos desta quinta-feira, 14/3 da Comissão da Verdade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 21ª audiência da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva aconteceu nesta quinta-feira, 14/3, trazendo depoimentos sobre Heleny Telles Ferreira Guariba e Paulo de Tarso Celestino Silva, ambos desaparecidos em 12 de julho de 1971.

Nascida em 1941 em Bebedouro (SP), Heleny integrava a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Estudou teatro e lecionava teoria teatral na Escola de Artes Dramáticas (EAD). Recebeu bolsa de estudos para estudar na França, onde permaneceu com o marido, Ulisses Telles Guariba, até 1967. Ao voltar para o Brasil, foi contratada pela prefeitura de Santo André, tornando-se a diretora de teatro da cidade. A montagem que realizou com o grupo de Georges Dandin, de Molière, foi premiada, em 1968, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Em 1970 foi presa pela primeira vez, torturada na Oban, e transferida para o presídio Tiradentes, onde permaneceu por aproximadamente um ano. Em 1971 retornou às suas atividades profissionais, dando aulas de teatro. Depois de três meses foi novamente presa e dela não se teve mais notícia.

Paulo de Tarso nasceu em 1944 em Morrinhos (GO) e fazia parte da Ação Libertadora Nacional (ALN). Era advogado e fez pós-graduação na Sorbonne. Segundo documentos do Dops/SP, baseado em relatório da Aeronáutica, esteve em Cuba onde fez curso de guerrilha rural e urbana, entre julho de 1969 e janeiro de 1970. Retornou ao Brasil em março de 1971 e, em 24 de março do mesmo ano, foi julgado e condenado à revelia à pena de dois anos e seis meses de reclusão. Poucos meses depois foi preso e desapareceu.

O grupo de teatro Studio 184 dirigido por Dulce Muniz, com os atores Egle Monteiro, Leandro Lago, Beto Capeta e a própria Dulce Muniz, fez uma breve dramatização lembrando momentos da vida de Heleny. Em seguida, falaram sobre ela seu ex-marido, Ulysses Guariba, seu filho Chico Guariba, suas netas Candinha Guariba e Olívia Guariba e suas amigas Elsa Lobo e Dulce Muniz.

Filho de um general contrário à ditadura militar, Ulysses contou que inicialmente o envolvimento de Heleny com a militância política era apenas como um "sistema de apoio", tanto que hospedaram Lamarca por duas vezes em sua casa. Depois da primeira prisão, com o aprofundamento da relação com a militância, Heleny passou a atuar de forma mais consistente. Após sua derradeira prisão, Ulysses contou que envidaram todos os esforços para encontrá-la e só conseguiram ter poucas e esparsas informações mais recentemente.

Sua atuação na dramaturgia foi relatada por suas amigas, que contaram sobre seus projetos de montagens teatrais. Descreveram-na como "uma pessoa extremamente inteligente, íntegra e ética".

alesp