Museu de Arte - Anna Maria Matarazzo Trunkl: "Paisagens de dois mundos" nascem de um feliz impacto entre sensibilidade e natureza


15/03/2013 09:55 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Marinha 1<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anna Maria Matarazzo Trunkl<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As pinturas de Anna Maria Matarazzo Trunkl não nascem de teses herméticas ou de compêndios de alquimia, mas da projeção de uma determinada carga individual que atinge a essência de suas articulações paisagísticas, da lembrança da realidade vivida onde a memória encontra o seu êxito feliz na reconstrução dos valores tonais e cênicos. Trata-se de uma artista que sente em modo particular o belo da natureza e tem a necessidade emocional de lançar sobre a tela tudo que toca a sua sensibilidade. Quanto mais a vegetação das florestas, dos campos e as ondas do mar são espontâneas, quase selvagens, mais facilmente encontra cor, luz e atmosfera apropriadas para suas criações.

A pintora apresenta a natureza a quem desejar encontrá-la livre, na alegria da cor como a festejar a luz que lhe é própria. Atenta desenhista compõe elegantemente suas obras utilizando apropriados elementos construtivos e, sensível que é ao cromatismo, as faz vibrar com uma luminosidade numa doce atmosfera. Não há necessidade de muitas explicações para definir os resultados de Anna Maria Matarazzo Trunkl: inata sensibilidade, congênitas qualidades pictóricas e técnica refinada conquistadas através de anos de pintura fazem com que suas obras agradem a todos os que amam a arte, aquela espontânea e sincera.

Sua interpretação respeita a verdade da imagem para a qual não necessita recorrer a particulares artifícios cerebrais, tão em moda em nossos dias, para exprimir as sensações que nascem através do impacto com a natureza.

Nas duas "Marinhas", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Anna Maria Matarazzo Trunkl comprova, operando numa dimensão neo-realista, o seu lado romântico que não significa viver fora do nosso tempo, mas saborear o que nosso tempo ainda não destruiu completamente.



A Artista



Anna Maria Matarazzo Trunkl, que usa geralmente o pseudônimo artístico de Anna Maria Trunkl, nasceu em São Paulo, onde se formou em história na Faculdade de Filosofia "Sedes Sapientiae", da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1967). Desde 1980 iniciou seus estudos artísticos com mestres de renome de pintura a óleo como Salvador Rodrigues Júnior, José Rios Pinto e Alfredo Rocco.

Participou de inúmeros salões de arte a partir de 1983, em Campinas, Piracicaba, Arceburgo, Amparo, Franca, Matão, Itatiba, Araraquara, Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mereceu destaque sua presença na II Expo Brasil-Portugal no Anhembi e em mostras individuais na Galeria Rubayat, Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Universidade São Judas Tadeu, Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, Clube Monte Líbano, Esporte Clube Pinheiros (1986, 1987, 1990 e 1998); e no Clube Atlético Paulistano (1989).

Desde 1990 é catalogada no livro "Artes Plásticas Brasil" de Julio Louzada e no "Catálogo Brasileiro de Artes Plásticas" (1997) volume II. Possui obras em diversos acervos particulares e oficiais, na Itália, Peru e no Brasil no Esporte Clube Pinheiros, Clube Atlético Paulistano, Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Lemos Britto e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp