Protocolo de atendimento a pacientes de mercurialismo


18/03/2013 19:10 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins e Guido Cerri (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcos Martins (PT) reuniu-se com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, no dia 12/3, em São Paulo, para discutir proposta de criação de um protocolo de atendimento para pacientes de mercurialismo.

O parlamentar, que é autor do Projeto de Lei 769/11, pediu o reconhecimento do programa de tratamento para facilitar o diagnóstico da doença e promover pronto atendimento, visto que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes expostos ao mercúrio é o acesso a uma abordagem médica direcionada.

"Hoje, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP atende cerca de 450 pacientes com doenças relacionadas ao mercúrio. Enfrentamos ainda outro grave problema, além da própria doença: não temos estatística sobre número de doentes em nosso Estado porque ainda falta um protocolo que classifique intoxicados com este metal e falta familiaridade com a doença entre profissionais da saúde", disse.

"Vamos encaminhar melhor a questão, levar o protocolo a outras unidades de saúde e abrir novos polos de tratamento", disse o secretário e concluiu: "podemos, eventualmente, estendê-lo aos hospitais universitários do Estado".

Outra questão abordada pelo deputado foi a inclusão de tratamento odontológico no acompanhamento de pacientes de mercurialismo, já que um dos efeitos da exposição ao metal é a perda dos dentes.



mmartins@al.sp.gov.br

alesp