Assembleia elege nova Mesa Diretora

Samuel Moreira, Enio Tatto e Edmir Chedid assumem presidência, 1ª e 2ª secretarias
16/03/2013 01:01 | Da redação

Compartilhar:

Enio Tatto (1º secretário), Alex Manente, Samuel Moreira (presidente) e Edmir Chedid (2º secretário)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 15/3, a sessão preparatória com a eleição da nova Mesa Diretora para o segundo biênio da 17ª Legislatura. Eleito com 90 votos (o Plenário é composto por 94 parlamentares), o deputado Samuel Moreira (PSDB) é o novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2013/2015. Samuel Moreira (50) foi prefeito de Registro por dois mandatos (1997-2004), foi eleito deputado estadual em 2006, com 109.225, e reeleito em 2008, com 130.865 votos. Atualmente, Moreira ocupava o cargo de líder do Governo.

"São Paulo vive o desafio dos nossos tempos e presenciamos o desinteresse da população do processo político. A Assembleia, todavia, não está à margem da vida dos milhões de paulistas. O esforço dos deputados ajudou a viabilizar investimentos para o Estado. O Poder Legislativo paulista tem sido fundamental para o desenvolvimento de São Paulo", afirmou Samuel Moreira em seu primeiro discurso, quando garantiu manter uma agenda legislativa sintonizada com os anseios dos paulistas e uma Mesa Diretora plural e representativa.



1º secretaria fica com o PT



Em seu terceiro mandato, Enio Tatto (PT), um dos dez deputados mais bem votados do Estado e terceiro de seu partido (161.170 votos), assumiu a 1ª secretaria da Assembleia Legislativa, com 86 votos dos parlamentares.

Além das funções regimentais reservadas à Mesa Diretora (presidente, 1º e 2º secretários), cabe à 1ª secretaria a gestão de Recursos Humanos da Casa. O cargo permanece com o PT há 15 anos, em respeito à proporcionalidade da bancada petista no Parlamento.



Chedid é o 2º secretário



Edmir Chedid (DEM), escolhido por 83 de seus pares para assumir a 2ª secretaria da Assembleia Le­gislativa, mantém o DEM com o ter­ceiro cargo da Mesa Diretora, que acumula a responsabilidade de gerir conservação material do Palácio 9 de Julho. Chedid, que está em seu quin­to mandato consecutivo, para o qual foi reeleito com 104.602 votos, já ocupou a 2ª secretaria da Assembleia Legislativa no primeiro biê­nio da 16ª Legislatura (2007-2009).



Quatro vice-presidentes



O Regimento Interno da Assembleia prevê a eleição de quatro vice-presidentes, cujo dever é representar o Parlamento na impossibilidade do titular. Para ocupar da 1ª à 4ª vice-presidências foram escolhidos Chico Sardelli (PV), Fernando Capez (PSDB), Edson Ferrarini (PTB) e Jooji Hato (PMDB).



3ª e 4ª secretários



Na eventualidade do im­pedimento de o 1º ou 2º secretários desempenharem suas funções, eles serão substituídos pelos 3º e 4º secretários (conforme a sequencia da numeração ordinal). Para o encargo, foram escolhidos Adilson Rossi (PSB) e Marcos Martins (PT). No caso de vacância de qualquer cargo da Mesa Diretora durante o primeiro ano de mandato, a eleição respectiva deverá ser marcada dentro de cinco dias, para realizar-se nos 15 dias subsequentes à ocorrência da vaga. Decorrido mais de um ano de mandato da Mesa, só haverá eleição para os cargos em que não houver substituto. Págs. 2 a 9

alesp